Tecnologia
Brasileiros sorriem: ANATEL mostra aumento na satisfação com banda larga!
Pesquisa feita pela ANATEL mostrou que consumidores brasileiros estão mais satisfeitos com serviços de banda larga.
No início deste mês, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou o relatório de Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida, o qual é elaborado anualmente. O relatório refere-se à satisfação dos usuários de telefonia, internet e tv a cabo.
A pesquisa feita pela Anatel é realizada por meio de entrevistas telefônicas com usuários de serviços de telecomunicações, como telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura.
Os usuários são questionados sobre diversos aspectos do serviço, como qualidade da conexão, atendimento ao cliente, preço e cobertura geográfica.
Os usuários apontaram sua satisfação em notas de zero a dez, sendo zero correspondente a pouco satisfeito, e dez, muito satisfeito. O relatório revelou que os brasileiros estão mais satisfeitos com os serviços de banda larga fixa, em relação ao ano anterior. Veja os resultados da pesquisa.
Índice de Satisfação Geral (ISG) dos anos 2022 e 2021
A pesquisa feita pela Anatel foi realizada entre julho de 2022 e janeiro de 2023, tendo entrevistado 88 mil usuários dos serviços em todo território nacional.
Foto: Reprodução/ANATEL/Tudo Celular
O serviço que mais apresentou melhoria, de acordo com a pesquisa, foi o de banda larga fixa, saindo de 6,9 em 2021 para 7,1 em 2022. Já o serviço de telefonia celular pré-paga segue com o favorito dos consumidores brasileiros, tendo nota de 7,7 em 2022.
Índice de Satisfação Geral (ISG) por operadora
▲ Símbolo indicativo de acréscimo estatístico em relação à nota de 2021, ▼ Símbolo indicativo de decréscimo estatístico em relação à nota de 2021, ■ Símbolo indicativo de estabilidade estatística em relação à nota de 2021, (*) prestadoras não pesquisadas no serviço no ano de 2021.
INTERNET FIXA |
TELEFONIA CELULAR PÓS-PAGA |
TELEFONIA CELULAR PRÉ-PAGA |
TELEFONIA FIXA |
TV POR ASSINATURA |
|
Algar |
7,35▲ |
7,12■ |
7,66■ |
7,85■ |
– |
Brisanet |
8,14▲ |
– |
– |
– |
– |
Claro |
6,76■ |
7,53■ |
7,92▼ |
7,65▲ |
7,01■ |
Gigabyte |
8,25* |
– |
– |
– |
– |
MOB |
7,32■ |
– |
– |
– |
– |
Oi |
7,03▲ |
– |
– |
7,19▼ |
7,26■ |
Oi Claro |
– |
6,74* |
7,26* |
– |
– |
Oi Vivo |
– |
6,86* |
7,33* |
– |
– |
Oi Tim |
– |
6,72* |
7,45* |
– |
– |
Sky |
6,50■ |
– |
– |
– |
7,38■ |
Tim |
7,00■ |
7,03▼ |
7,60▼ |
7,62▲ |
– |
Unifique |
8,18■ |
– |
– |
8,39■ |
7,45■ |
Valenet |
7,31* |
– |
– |
– |
– |
Vivo |
7,32▲ |
7,49■ |
7,83■ |
7,48■ |
7,66▲ |
Notas do Índice de Satisfação Geral por Prestadora – Média Brasil 2022.
Foto: Reprodução/Governo Federal
Brisanet tem melhor desempenho como Banda larga fixa, afirma Anatel
Empresa atuante no Nordeste, a Brisanet foi a líder de satisfação dos consumidores de banda larga fixa, de acordo com a An atel. Nas pontuações, a fornecedora de internet alcançou 8,34 e 8,5 em Piauí, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe, sendo as melhores notas entre empresas do segmento.
Foto: Reprodução/Anatel
Segundo a Anatel, a pesquisa de 2022 passará a atribuir selos a qualidade dos serviços das empresas. Com isso, o consumidor por ter acesso às informações de determinada operadora antes de contratar o serviço.

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking
-
Tecnologia2 dias atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção