Conecte-se conosco

Política

Pesquisa eleitoral coloca Lula e Bolsonaro empatados tecnicamente

Sergio Moro e Ciro Gomes vêm na sequência, com 9% cada

Publicado

em

Bolsonaro vs Lula

O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estão em empate técnico na disputa ao Palácio do Planalto de 2022, com o petista numericamente à frente, segundo a nova rodada da pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda-feira.

Segundo a Reuters, em pesquisa estimulada Lula tem agora 29% de intenções de voto contra 28% de Bolsonaro –na sondagem anterior o petista tinha 25% e o presidente, 27%. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

O ex-juiz Sergio Moro e o ex-governador Ciro Gomes vêm na sequência, com 9% cada.

Nas simulações de segundo turno, Lula também está numericamente à frente de Bolsonaro, com 42% a 38% –na pesquisa do início de março, Bolsonaro tinha 41% e Lula, 40%. Em outros cenários testados, conforme o instituto, o presidente Bolsonaro aparece empatado com Sergio Moro, ambos com 30%, e com Ciro Gomes, ambos com 38%.

Lula x Bolsonaro

Lula e Bolsonaro

Lula foi beneficiado por recentes decisões do STF. Primeiro, a corte anulou condenações em processos contra o petista que corriam na Justiça Federal de Curitiba, onde estava o principal braço da operação Lava Jato. Depois, por considerar Sergio Moro parcial, o tribunal anulou também todo o processo do tríplex do Guarujá, pelo qual o ex-presidente foi posteriormente preso.

As decisões permitiram que o petista volte a ter direitos políticos e concorrer a um terceiro mandato presidencial.

A pesquisa XP/Ipespe entrevistou 1.000 pessoas de abrangência nacional nos dias 29, 30 e 31 de março.

XP

A XP Investimentos Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários S.A. é uma corretora de valores brasileira, considerada uma das maiores corretoras independentes do Brasil. Aos poucos, está se tornando uma empresa tech.

Você pode gostar
Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.