Conecte-se conosco

Empresas

Petrobras anuncia aumento da carga de trabalho presencial

Companhia é uma empresa de capital misto.

Publicado

em

A Petrobras (PETR3; PETR4) comunicou dia 8 que, a partir de março de 2025, irá aumentar a carga de trabalho presencial de seus funcionários. A medida, que visa melhorar a integração entre as equipes e otimizar os processos de gestão, se aplicará a empregados com funções não gratificadas a partir de 7 de abril e aos que ocupam cargos como consultores e gerentes a partir de 10 de março.

Atualmente, gerentes da empresa já seguem esse modelo desde setembro de 2024, trabalhando presencialmente três dias por semana. A partir das novas diretrizes, todos os funcionários deverão cumprir a carga mínima de três dias presenciais, em vez dos dois dias que eram permitidos anteriormente.

A Petrobras afirmou, por meio de um comunicado, que o novo modelo de trabalho foi desenhado após um acompanhamento contínuo das tendências globais e nacionais em relação aos modelos de trabalho híbrido, com o intuito de equilibrar as necessidades da companhia com os interesses dos seus empregados.

Detalhes das mudanças

Entre as novidades, os funcionários que optaram pela redução da jornada de trabalho poderão realizar teletrabalho em apenas um dia por semana. Novos empregados, por sua vez, terão que cumprir 18 meses de trabalho presencial integral antes de poderem solicitar o regime híbrido.

Funcionários com contratos específicos que já garantem o trabalho remoto integral de cinco dias por semana poderão manter essa condição, mas os demais deverão negociar com seus gestores os dias para realizar o trabalho remoto, sendo que a segunda-feira ou a sexta-feira precisarão ser parte do calendário presencial.

A Petrobras informou ainda que, com a ampliação do trabalho presencial, todos os funcionários deverão realizar nova adesão ao regime híbrido. Aqueles que não aderirem às novas regras poderão ser transferidos para o modelo 100% presencial.

Segundo a empresa, a mudança tem como objetivo aprimorar a gestão e promover uma maior integração entre as equipes, o que será fundamental para o crescimento da companhia, especialmente em um momento de expansão de seus projetos. A Petrobras ainda se comprometeu a divulgar orientações adicionais sobre os prazos e detalhes da implementação das novas regras.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS