Ações, Units e ETF's
Petrobras atinge novo patamar em fator de utilização de suas refinarias
Companhia atua em exploração de petróleo e gás.
A Petrobras (PETR3; PETR4) atingiu um novo patamar em fator de utilização de suas refinarias, conforme documento encaminhado ao mercado.
De acordo com a estatal, as referidas unidades de refino atingiram em agosto o patamar de 97,3% de Fator de Utilização Total (FUT), melhor resultado desde dezembro de 2014.
Também traz que a produção do diesel total do mês foi de 3,78 bilhões de litros, a maior em 2023, e a de diesel S10 chegou a 2,37 bilhões de litros no mesmo período.
E acrescenta que os resultados são importantes para o amortecimento da volatilidade de preços do mercado externo.
Por volta das 10h55 a ação PETR3 caía 0,43%, cotada a R$ 36,84, e a ação PETR4 caía 0,15%, cotada a R$ 33,47.
Petrobras (PETR3; PETR4): utilização das refinarias
A produção recorde mensal de S10 alcançado na Refinaria Alberto Pasqualini (REFAP), com 258 milhões de litros, e a Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), que alcançou 329 milhões de litros. A Refinaria Paulínia (REPLAN), onde foi atingida a marca de 609 milhões de litros.
Diretor de Comercialização, Logística e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser disse que a ampliação da produção de diesel S10 em nossas refinarias contribui para a estratégia comercial, que prevê a prática de preços competitivos de maneira rentável e sustentável.
Já de acordo com o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, a marca alcançada mostra a confiabilidade e da qualidade das operações da Petrobras. “A otimização dos nossos processos está permitindo ampliar a produção em nossas unidades e a oferta de derivados no mercado nacional com rentabilidade”, ressaltou.
As refinarias
Ainda de acordo com o documento público, as refinarias da Petrobras vêm atingindo recordes sucessivos no FUT desde maio deste ano. O cálculo do fator de utilização do refino leva em consideração o volume de carga de petróleo processado e a capacidade de referência das refinarias, dentro dos limites de projeto dos ativos, dos requisitos de segurança, de meio ambiente e de qualidade dos derivados produzidos.
Desde o começo do ano, a nova diretoria da estatal vem defendendo o aumento da utilização da capacidade das refinarias. O presidente da empresa Jean Paul Prates, em entrevista de maio, defendeu que a política é necessária visto que a Petrobras vinha perdendo clientes para seus concorrentes, inclusive para importadores.
Cotação

-
Economia1 dia atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças12 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Mundo1 dia atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política1 dia atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Tecnologia1 dia atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade
-
Política10 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Empresas1 dia atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações
-
Economia1 dia atrás
PIS/PASEP esquecido? Descubra se você tem direito e como sacar