Empresas
Petrobras e Itaipu terão parceria tecnológica
Companhia é uma empresa de capital misto.
A Petrobras (PETR3; PETR4) e a hidrelétrica Itaipu formalizaram a intenção de estabelecer parcerias voltadas para inovação tecnológica. A decisão foi anunciada após uma reunião entre a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Durante a visita de Magda ao Itaipu Parquetec, o braço tecnológico da Itaipu Binacional, foram discutidas diversas oportunidades de colaboração entre o Parquetec e o Cenpes, o centro de pesquisas da Petrobras localizado no Rio de Janeiro.
Enio Verri destacou que ambas as empresas possuem uma longa tradição em projetos de inovação tecnológica e estão comprometidas com a construção de uma transição energética justa, alinhada às diretrizes do governo federal. Essa parceria promete não apenas avançar na pesquisa e desenvolvimento, mas também contribuir para as metas de sustentabilidade e inovação do setor energético brasileiro.
Petrobras (PETR3; PETR4) e Itaipu
A Itaipu é uma hidrelétrica localizada no rio Paraná, na divisa entre o Brasil e o Paraguai. Inaugurada em 1984, é uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo em termos de capacidade instalada, com uma potência de 14.000 megawatts. A Itaipu é gerida pela Itaipu Binacional, uma empresa de capital misto, com participação dos governos do Brasil e do Paraguai.
A principal função da Itaipu é a geração de energia elétrica, que abastece tanto o Brasil quanto o Paraguai. Aproximadamente 70% da energia consumida no Paraguai é fornecida pela usina, enquanto no Brasil, Itaipu representa uma parte significativa da matriz energética, contribuindo com cerca de 15% da eletricidade do país.
Além da geração de energia, a Itaipu também desenvolve projetos voltados para a sustentabilidade, preservação ambiental e desenvolvimento social nas comunidades locais. A usina é reconhecida por suas iniciativas em tecnologia, pesquisa e inovação, promovendo a eficiência energética e a conservação ambiental.
Ternium
A Petrobras e a Ternium firmaram um contrato para fornecer gás natural em um ambiente livre de comercialização, destinado à unidade da Ternium situada no Rio de Janeiro (RJ). A Ternium se destaca como uma das principais produtoras de aço da América Latina.
Este acordo representa a transição da Ternium do mercado cativo para o mercado livre no estado fluminense, conforme informou a estatal. Além disso, as empresas planejam desenvolver novas parcerias e sinergias relacionadas a negócios no setor de gás natural, alinhadas à agenda de descarbonização da indústria siderúrgica, segundo a publicação no site da Agência Petrobras.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio11 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Finanças18 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer