Conecte-se conosco

Economia

Petrobras e o reajuste do diesel: entenda!

O novo reajuste da Petrobras ja deu o que falar e causou um embate com o Executivo. Entenda o que está acontecendo!

Publicado

em

Ultimamente, o ano nem parece mais 2022, os preços andam oscilando de uma forma que o século XXI parece os anos vividos antes do plano real, no qual a cada dia a inflação assombra os brasileiros.

Veja também: Motivos que levaram inflação de março a ser a maior em quase 3 décadas

Em vista disso, de fato, no dia 9 de maio de 2022 foi anunciado pela Petrobras outro reajuste no preço do diesel em 8,87%,, e, em concordância com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), pelos seus cálculos, a defasagem desse insumo está em torno de 11% ao compararmos com os preços praticados no Golfo do México, por exemplo.

No que refere-se à gasolina, que não teve um reajuste pela petrolífera, essa está operando com uma média de 19%. De acordo com o Presidente da Abicom, Sérgio Araújo:

não chegou à paridade, mas foi positivo. Deixa claro o compromisso da nova gestão com a atual política de preços”, complementando que “o aumento aconteceu apesar da pressão política que todos os presidenciáveis fizeram neste final de semana, criticando a política de preços da Petrobras, o que é um posicionamento em busca de popularidade”.

Essa dinâmica de preço, sem sombra de dúvidas, está causando pesadelos ao Executivo, uma vez que o governo já alertou o risco de desabastecimento no país diante dos preços defasados. O fato é que através dessa política de preço, a maior parte das importação está sendo feita, majoritariamente, pela Petrobras e as três distribuidoras principais do mercado: a Vibra, o Ipiranga e o Raízen.

Destarte, é importante salientar que as importadoras independentes estão de lado no que tange a concorrência no mercado nesse determinado momento. Por fim, Sérgio Araújo ainda destaca que “os postos não fidelizados às grandes, os chamados postos de bandeira branca, estão ficando desabastecidos”.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS