Conecte-se conosco

Empresas

Petrobras e Total Energies avaliam novas parcerias

Companhia é uma empresa de capital misto.

Publicado

em

A Total Energies, gigante francesa do setor de energia, está em conversas com a Petrobras (PETR3; PETR4) sobre possíveis colaborações internacionais. Segundo Patrick Pouyanné, presidente mundial da Total Energies, as discussões envolvem o interesse da Petrobras em expandir sua atuação fora do Brasil.

Durante o evento ROG.e, promovido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), Pouyanné revelou que se reuniu no domingo (22) com Magda Chambriard, atual presidente da Petrobras. “Se a Petrobras quiser se juntar a nós em parcerias internacionais, seria excelente”, afirmou o executivo, destacando que os diálogos estão em estágio de “discussões comerciais”.

Questionado sobre as áreas de interesse, Pouyanné mencionou que Chambriard manifestou interesse em explorar a bacia do Atlântico. A Total Energies já tem operações em blocos no Suriname e está realizando estudos na Namíbia e na África do Sul, regiões que também podem ser alvo de colaboração entre as duas empresas.

Sob a gestão anterior de Jean Paul Prates, a Petrobras retomou sua estratégia de expansão internacional, com a aquisição de blocos exploratórios em São Tomé e Príncipe, na África. Chambriard também já indicou interesse em participar de projetos na Namíbia, alinhando a Petrobras com oportunidades internacionais de exploração de petróleo e gás.

Petrobras (PETR3; PETR4)

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou dia 23 que o Brasil irá colaborar com a Índia no desenvolvimento de projetos de exploração de petróleo e gás. Segundo Silveira, a Petrobras poderá avaliar o potencial de reservas offshore no Oceano Índico, marcando uma nova fase de cooperação entre as duas nações.

A Índia, uma das economias de crescimento mais rápido no mundo, é atualmente o terceiro maior importador de energia e petróleo, e o quarto maior importador de gás natural liquefeito (GNL), de acordo com a agência de promoção de investimentos do governo indiano, a Invest India.

Na última sexta-feira, 20 de setembro, Silveira se encontrou com o ministro de Petróleo da Índia, Hardeep Puri. No dia seguinte, os dois países emitiram uma declaração conjunta, reafirmando o compromisso de explorar novas oportunidades de investimento, incluindo a ampliação da presença de empresas indianas no Brasil e a criação de mecanismos inovadores para incrementar o comércio bilateral.

Essa parceria se insere em um contexto mais amplo de fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e Índia, com o governo brasileiro propondo uma ampliação do acordo comercial entre a Índia e o Mercosul.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS