Conecte-se conosco

Economia

Petrobras quer renovar frota e tem preferência por conteúdo nacional

Empresa deve encomendar 36 embarcações.

Publicado

em

A Petrobras (PETR3; PETR4) quer renovar frota e tem preferência por conteúdo nacional, segundo a Folha de S.Paulo

De acordo com o periódico, a petroleira prepara um plano de renovação de sua frota de barcos de apoio a plataformas de petróleo, com encomendas para afretar até 36 embarcações que devem gerar negócios para a indústria naval brasileira.

Também traz que o objetivo é substituir unidades que estão atingindo o fim de sua vida útil nos próximos anos.

E acrescenta que são navios menores, usados para levar insumos às plataformas ou para serviços especializados, como o lançamento de dutos no fundo do mar. Em estudo preliminar, a empresa identificou a necessidade de substituir 28 embarcações até 2029 e outras 8 depois disso.

Petrobras (PETR3; PETR4): geração de empregos

Ainda de acordo com o jornalão, os contratos podem gerar até 35 mil empregos diretos e indiretos nos estaleiros nacionais. Os projetos devem considerar tecnologias que reduzam as emissões de gases poluentes, acrescentou.

Entretanto, elencou, as licitações não indicam onde os prestadores de serviço devem construir os navios, mas a lei brasileira dá preferência a embarcações de bandeira nacional: elas têm prioridade sobre estrangeiras na fila de contratos da Petrobras.

Bancos de investimento

Em relatório ao mercado, o Bradesco BBI reiterou a recomendação neutra para a ação preferencial (PETR4), com preço-alvo a R$ 26. “Os termos da nova política de remuneração aos acionistas são positivos e mantêm potencial para grandes pagamentos de dividendos extraordinários, apesar do aumento dos riscos”, destacou.

Já a XP reforça recomendação de compra para (PETR3; PETR4), com preço-alvo a R$ 36,70. “A nova política de remuneração aos acionistas mantém pagamentos com fórmula pré-definida, mas com inclusão de pontos que aumentam incertezas sobre o montante a ser pago”, ressaltou.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS