Conecte-se conosco

Agronegócio

PIB da agropecuária cai 2,8% no segundo trimestre em comparação aos três meses anteriores

No geral, o PIB do país aumentou 6,4% no primeiro semestre

Publicado

em

Terra Santa Agro reporta prejuízo líquido de R$38,2 mi no 1º tri de 2021

No segundo trimestre, os fatores climáticos como as geadas, afetaram negativamente as culturas de café, que tiveram queda de 21%. Segundo dados do IBGE, nesse período, o PIB da agropecuária caiu cerca 2,8% em relação aos três meses anteriores. Comparado ao ano anterior, o algodão e o milho tiveram quedas de 21% e 11,3%. Já a soja e o arroz tiveram um crescimento de 9,8% e 4,1%.

No geral, o PIB do país aumentou 6,4% no primeiro semestre. Em relação ao primeiro semestre do ano passado, o PIB do agro cresceu 3,3%, diante dos setores mais afetados pela pandemia, sendo eles, 10% da expansão da indústria e 4,7% de serviços.

Já a pecuária e a produção florestal tiveram crescimento no trimestre. As exportações brasileiras de carne bovina, suína e de frango tiveram um aumento de quase 10% no volume embarcado, atingindo a marca de 2 bilhões de dólares no mês de julho.

De acordo com Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, “estamos produzindo mais e melhor, o que beneficia nosso setor neste momento de aquecimento da demanda por produtos alimentares”.

Segundo o Ministério da Agricultura, com os aumentos da produtividade no campo e a valorização das commodities no mercado internacional, a expectativa é de que o agronegócio atinja um faturamento de 1 trilhão de reais ainda este ano. Levando em conta os impactos negativos das geadas, as exportações deverão somar 120 bilhões de dólares, cerca de 20% a mais do que em 2020.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS