Conecte-se conosco

Economia

PIB do Brasil cresce 0,9% no 2TRI23, puxado por serviços e indústria

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Publicado

em

Levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu 0,9% no segundo trimestre deste ano.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (1º) e, segundo a autarquia, esse foi o segundo trimestre consecutivo em que a economia cresceu acima do esperado, apesar de o número representar uma desaceleração em relação ao crescimento registrado nos três primeiros meses do ano (dado revisado de 1,9% para 1,8%), quando o resultado foi puxado por um desempenho do agronegócio.

Para a agência Bloomberg, analistas de instituições financeiras e consultorias estimavam avanço de 0,4% na comparação com o primeiro trimestre e de 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

PIB do Brasil

Ainda de acordo com o IBGE, considerando o ponto de vista da produção, o resultado foi puxado pelo setor de serviços e pela indústria extrativa (petróleo, gás e minério de ferro).

A autarquia ressalta que pela ótica da demanda, destaca-se o consumo das famílias, influenciado por uma melhora no mercado de trabalho, medidas do governo que elevaram a renda das famílias, queda na inflação e crescimento do crédito, apesar dos juros altos e do endividamento dos brasileiros.

Também traz que o resultado do semestre já garante um crescimento de 3,1% no acumulado deste ano (o chamado “carry over” ou carregamento estatístico, que considera a hipótese de um PIB estável no segundo semestre).

E acrescenta que, desta forma, aumentaram as chances de um número maior que a expansão de 2,9% verificada em 2022, algo que não estava no radar dos economistas no começo deste ano.

Resultado

Vale lembrar que este foi o oitavo resultado positivo consecutivo do indicador nessa comparação. Segundo o IBGE, a atividade econômica está 7,4% acima do patamar pré-pandemia e continua no ponto mais alto da série histórica.

Redatora. Formada em Técnico Contábil e Graduada em Gestão Financeira. Contato: simonillalves@gmail.com.

Publicidade

MAIS ACESSADAS