Economia
PIB do Brasil vai subir para 3,8% puxado pelo novo auxílio emergencial, diz Oxford Economics
A previsão de rendimento dos títulos aumentou em um total de 75 pontos-base
A segunda rodada de auxílio emergencial impulsionará o crescimento do PIB do Brasil em 0,2 ponto percentual, para 3,8% neste ano, escreve Marcos Casarin, economista-chefe para a América Latina da Oxford Economics, em nota.
Segundo a Reuters, a empresa estima que as famílias gastarão metade dos R$ 44 bilhões em estímulos durante 2021, e o restante será economizado ou usado para dívida. Isso aumentará o consumo em 0,4% no primeiro trimestre e 0,8% no segundo trimestre.
Conforme o levantamento, a segunda rodada de auxílio terá um impacto fiscal que provavelmente aumentará os rendimentos dos títulos de 10 anos do Brasil em 25 pontos-base, mantendo-os acima de 9%.
Auxílio Emergencial
De acordo com os economistas, a previsão de rendimento dos títulos aumentou em um total de 75 pontos-base para levar em conta deterioração fiscal adicional, aumento nos rendimentos dos EUA, risco institucional após mudanças na liderança da Petrobras, ruído político sobre potencial volta de Lula e inflação mais alta.
A Oxford Economics antecipou previsão de aumento da Selic de maio para março.
“Embora pensemos que mais apoio fiscal ajudará a economia a se recuperar mais rapidamente, não estamos convencidos sobre sua compensação em termos de yields mais elevados e um aperto da política monetária”, escreveu Casarin
“O Brasil estava experimentando a recuperação mais rápida da América Latina e ainda contava com uma substancial poupança acumulada, então nenhuma evidência, além de um declínio na popularidade do presidente, sugeria que mais ajuda era realmente essencial”
“Relaxar a regra fiscal novamente para um pequeno ganho do PIB no curto prazo ao custo de custos de empréstimos mais elevados no longo prazo não parece uma troca justa para nós”

-
Bancos17 horas atrás
O que acontece com as contas bancárias após a morte do titular?
-
Mundo1 dia atrás
Melhores cidades da América Latina para viver: conheça as brasileiras na lista
-
Mundo1 dia atrás
Conheça o país que cobra mais de MIL REAIS por dia de turistas
-
Bancos1 dia atrás
Feriadão de abril altera funcionamento dos bancos: veja o que muda
-
Finanças2 dias atrás
5 hábitos que parecem inofensivos, mas ‘comem’ todo o seu dinheiro sem você perceber
-
Moedas2 dias atrás
Moeda rara de 10 centavos com data marcada pode valer até R$ 400
-
Bancos1 dia atrás
Golpe da selfie: como proteger suas finanças de fraudes bancárias
-
Curiosidades2 dias atrás
Nem o Rock in Rio salvou: essa é considerada a pior cerveja da história