Conecte-se conosco

Agronegócio

Pimenta: saiba como cultivar sua própria pimenta em casa

Aprenda a plantar esse alimento muito utilizado na culinária brasileira.

Publicado

em

Pimenta é uma planta de sabor ardido ou picante, que pode ser um fruto, semente ou condimento, que possui diversas espécies que variam em cada país. Muito comum no Brasil, a pimenta é muito utilizada na culinária típica de quase todos os estados do país.

Leia mais: Principais propriedades da pimenta do reino

Entretanto, vale lembrar ainda que, plantar pimenta vai muito além de ter um tempero em casa. Isso porque esse alimento também é benéfico para a saúde, contribuindo para o bem-estar. Por isso, hoje vamos mostrar como realizar o seu próprio plantio em casa. Confira!

Aprenda a plantar pimenta em casa

Vaso

O primeiro passo para iniciar o plantio da pimenta é escolher o vaso ideal para o seu crescimento, é recomendável a utilização de vasos de tamanho médio, suficientes para que a sua planta cresça de maneira saudável e sem dificuldades.

Solo

O segundo passo é preparar o solo. Dessa forma, o ideal é que sua terra seja adubada. Para isso, basta fazer um adubo orgânico com sobras de casca de legumes, frutas e ovo, até formar uma pasta.

Em seguida, misture o seu adubo caseiro com a terra escolhida, preencha o vaso até a borda. Assim, sua pimenta terá um bom desenvolvimento.

Sementes

Depois de escolher o vaso e preparar a terra, basta separar as sementes. Assim, basta pegar as sementes da pimenta escolhida, lavá-las para eliminar quaisquer substâncias e iniciar o plantio.

Plantio

Chegou o tão aguardado momento: plantio!

  • Primeiro, regue a terra com cuidado, deixando-o levemente úmido;
  • Depois, cave cinco covas rasas no solo, com o dedo ou auxílio de algum objeto;
  • Adicione de 2 a 3 sementes em cada cova;
  • Por fim, cubra as sementes com uma fina camada de terra.

E pronto, seu plantio está finalizado!

Luminosidade

A pimenteira é uma planta que gosta de sol, por isso, escolha um local com luz direta e indireta para que ela tenha um bom desenvolvimento.

Rega

Quanto à rega, o ideal é regar a cada 2 dias no início do plantio. Depois que os brotos começarem a surgir, faça as regas apenas quando a terra estiver seca.

Seguindo o passo a passo e as dicas apresentadas, logo você terá ótimas pimentas no seu próprio quintal!

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS