Economia
Pior contração pós-guerra pode forçar novo premiê do Japão a ampliar estímulos na economia
Eleição do novo primeiro-ministro será realizada no dia 14 de setembro. Yoshihide Suga, que lidera a disputa, já sinalizou sua prontidão para aumentar os gastos, caso venha a ser o escolhido.
Terceira maior economia do mundo, o Japão vem enfrentando sua pior contração pós-guerra no segundo trimestre. Isso porque a crise provocada pela pandemia do coronavírus afetou as empresas mais do que inicialmente calculado, destacando a enorme tarefa do novo primeiro-ministro, que deverá ampliar estímulos no país.
Foi registrada uma queda de 28,1% entre abril e junho em dado anualizado, número acima da leitura preliminar, que era de uma contração de 27,8%, segundo dados revisados do Produto Interno Bruto nesta terça-feira, 08.
Os números deixarão o novo primeiro-ministro sob pressão para adotar medidas mais ousadas de suporte econômico. A eleição será realizada na liderança do partido governista no dia 14 de setembro.
O chefe de gabinete, Yoshihide Suga, que lidera a disputa para se tornar o próximo premiê, já sinalizou sua prontidão para aumentar os gastos, caso venha a ser o escolhido para liderar o país.
“O risco à frente é de que os efeitos das medidas adotadas até agora, como pagamentos a famílias, acabem”, disse Koichi Fujishiro, economista do Instituto de Pesquisa da Vida Dai-ichi.
O governo japonês adotou, até o momento, um pacote de medidas de estímulo de 2 trilhões de dólares, somando-se a um programa de afrouxamento monetário pelo banco central.
O principal responsável pela revisão para baixo do PIB foi a queda de 4,7% nos gastos de capital, contra preliminar de recuo de 1,5%, sugerindo que a pandemia está afetando setores mais amplos da economia.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025