Conecte-se conosco

Economia

PIS 2022: pagamentos começam nesta semana? Veja o calendário e valor

Publicado

em

Se você tem dinheiro do Programa de Integração Social (PIS) para receber, com certeza deve estar ansioso e à espera das datas de início da liberação dos valores. A divulgação, no entanto, ainda não foi realizada pelo governo federal e, com isso, o pagamento do PIS referente a 2022 segue indefinido.

Vale lembrar que, em razão de um atraso no calendário ocasionado pela pandemia da covid-19, a fase de recebimento foi estendida para dois anos. Nada mais natural, diante disso, do que o aumento da expectativa por parte dos trabalhadores que têm direito ao dinheiro.

Até a pandemia, o calendário de pagamento era divulgado sempre no final do mês de dezembro do ano anterior. Desta vez, as informações ainda não foram apresentadas oficialmente, deixando os beneficiários sem saber ao certo para quando esperar a liberação.

Qual será o valor?

O valor do PIS/PASEP costuma ser configurado com base no salário mínimo do ano de pagamento. Com isso, se o PIS 2022 for pago durante o ano de 2024, o valor só será conhecido após o governo decidir sobre o mínimo do próximo ano.

A maior parcela, certamente, será destinada a trabalhadores que exerceram atividades formais, com carteira assinada, ao longo dos 12 meses do ano-base (2022).

Quem tem direito?

O acesso ao PIS/PASEP sempre gerou dúvidas por parte da população. Para ter direito ao benefício, é preciso atender alguns critérios, como:

  • ter recebido até dois salários mínimos mensais durante o ano de 2022;
  • não ter trabalhado para pessoa física, excluindo assim o direito ao abono salarial do PIS 2022 para empregadas domésticas;
  • possuir cadastro no sistema do PIS/PASEP por um período de pelo menos cinco anos;
  • ter trabalhado por pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano de 2022.

Quem se enquadra nesses quesitos deve ficar em alerta sobre as informações divulgadas pelo governo, que deve informar em breve sobre a previsão de início dos pagamentos do PIS referente a 2022.

Geralmente, as informações sobre o calendário são disponibilizadas pelas autoridades e órgãos competentes nos canais oficiais de comunicação.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS