Conecte-se conosco

Finanças

PIS/PASEP: Cotas do fundo são liberadas para 10 milhões de brasileiros

O fundo de PIS/PASEP é formado por contribuições sociais de empregadores, com o objetivo de beneficiar o trabalhador, distribuindo melhor a renda nacional.

Publicado

em

O fundo de PIS/PASEP é formado por contribuições sociais de empregadores, com o objetivo de beneficiar o trabalhador, distribuindo melhor a renda nacional. A diferença entre eles é o setor que o trabalhador é empregado, sendo o PIS destinado a trabalhadores do setor privado e o PASEP destinado aos trabalhadores do setor público.

Veja também: Mais de meio milhão de pessoas não sacaram o PIS/PASEP de 2020

Nos últimos dias foram liberados cerca de R$ 23 bilhões para o pagamento da modalidade “cotas do fundo”. A modalidade já foi extinta, mas muitos trabalhadores ainda não receberam os valores liberados.

O pagamento é feito em parcela única, e cerca de 10,5 milhões de trabalhadores têm direito. O benefício contempla muitos trabalhadores que trabalharam entre 1970 e 1988 com carteira assinada. Servidores públicos civis e militares também podem ter direito de receber a parcela.

Este dinheiro está disponível pois os trabalhadores não fizeram o saque quando houve a extinção do fundo individual, que aconteceu em 1988.

Alguns critérios da época não permitiam o saque, mas agora os valores estão liberados, e é preciso que chegue ao conhecimento dos contribuintes que estavam trabalhando na época que eles podem ter valores a receber.

Os beneficiários do PIS podem saber se têm direito as cotas pelo site da Caixa, e os beneficiários do PASEP terão de entrar no site do Banco do Brasil para verificar a situação. Para acessar as informações é preciso ter em mãos o CPF e o número do NIS ou data de nascimento do contribuinte.

Este tipo de saque nada tem a ver com o abono salarial que é pago todo ano ao trabalhador.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS