Conecte-se conosco

Economia

PIS/Pasep rejeitado: Entenda quais motivos podem levar à não aprovação

Você foi buscar sua data de recebimento do abono salarial e percebeu que não tinha direito? Entenda qual o motivo disso.

Publicado

em

abono salarial

Está chegando a época do pagamento do PIS/Pasep, e os trabalhadores que estão de acordo com as regras do benefício se encontram bem ansiosos para tê-lo em mãos. Porém, na hora da consulta, muitos percebem que não possuem nenhum valor disponível para sacar. Por que isso acontece?

Além do critério de trabalhar de carteira assinada e ter renda de, no máximo, dois salários mínimos mensais, o benefício exige mais alguns outros critérios para que o trabalhador possa receber o valor destinado.

Alguns trabalhadores podem se confundir em relação ao ano-base a que o pagamento de 2023 se refere. Até 2020, o pagamento do abono salarial era feito referente ao ano anterior, porém, com a pandemia, o calendário sofreu atrasos, consistindo em pagamentos do ano-base de dois anos anteriores.

Ou seja, neste ano de 2023, os trabalhadores receberão o PIS/Pasep de 2021. Sendo assim, muitos trabalhadores que estavam de carteira assinada no ano passado, mas não estavam em 2021, podem se enganar e pensar que há algo de errado com seu benefício.

É importante lembrar que, para receber o abono, é preciso que se tenha trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base. Se você trabalhou em 2022 apenas, só receberá algum valor em 2024, isso se o novo governo não regularizar o calendário ainda este ano.

Outra regra que muitos não levam em conta e acabam se frustrando é a que diz que é preciso estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Então, se você não foi contemplado, confira há quantos anos está cadastrado.

Por último, o que pode estar atrapalhando a liberação do benefício é a atualização da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), que deve ser feita pela empresa. Se o empregador não repassou as informações, o trabalhador não recebe o abono. Nestes casos, o ideal é ir até a justiça reclamar os direitos.

O valor pago aos trabalhadores este ano é de no máximo R$ 1.302, mas o trabalhador recebe de acordo com a quantidade de meses trabalhado no ano-base. A cada mês trabalhado é pago R$ 109.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS