Bancos
PIX Agendado Recorrente começa a valer; saiba para quem é obrigatório
Nova funcionalidade do PIX permite agendar pagamentos mensais automáticos.
Nesta semana, última de outubro, o Banco Central do Brasil oficializou a implementação obrigatória do PIX Agendado Recorrente.
A nova funcionalidade permite a qualquer pessoa programar pagamentos automáticos e periódicos de um valor fixo, fazendo com que o dinheiro seja depositado na conta do recebedor sempre na mesma data de cada mês.
O objetivo é simplificar a vida de quem precisa realizar transações mensais, como aluguel, mesadas e pagamentos de serviços, tornando esses processos mais rápidos, práticos e seguros. As informações são do G1.
PIX Agendado Recorrente agora é obrigatório
O que antes era uma opção facultativa para os bancos agora se tornou um serviço obrigatório para todas as instituições financeiras.
A medida busca ampliar o acesso e o uso do PIX para diversas situações do cotidiano, oferecendo uma alternativa moderna e automatizada de pagamentos recorrentes.
A nova modalidade é especialmente vantajosa para profissionais autônomos que prestam serviços e recebem como pessoa física ou através de um CNPJ.
Como funciona?
O funcionamento do PIX Agendado Recorrente é intuitivo. Cabe ao próprio pagador fornecer as informações de pagamento durante o cadastro da recorrência.
Para realizar o agendamento, é necessário incluir a chave PIX do recebedor, os dados pessoais ou o CNPJ do destinatário, o valor do pagamento e a data escolhida para que os valores sejam debitados.
Antes de finalizar, é importante revisar esses dados, garantindo que tudo esteja correto para evitar problemas ou falhas nos pagamentos.
Vem aí o PIX Automático
O Banco Central já anunciou a próxima fase dessa inovação: o PIX Automático, previsto para entrar em vigor em junho de 2025.
Diferentemente do PIX Agendado Recorrente, o PIX Automático será utilizado principalmente para cobranças recorrentes vinculadas a serviços prestados por CNPJs, como contas de água, luz, mensalidades escolares e até parcelamentos de empréstimos.
Nesse modelo, é a própria empresa que fornecerá os dados para a cobrança, cabendo ao cliente apenas autorizar o pagamento, de forma similar ao atual débito automático.
Enquanto o PIX Agendado Recorrente oferece maior controle e praticidade para o pagador, o PIX Automático visa expandir o leque de serviços e facilitar ainda mais o gerenciamento de contas recorrentes.
Essas novidades reforçam o compromisso do Banco Central com a modernização do sistema financeiro brasileiro, oferecendo mais comodidade e segurança para consumidores e empresas.
*Com informações de G1.
-
Política1 dia atrás
Cidade nordestina pode perder não uma, mas DUAS praias de uma vez; entenda o caso
-
Empresas1 dia atrás
Pizzaria renomada enfrenta crise e pode fechar as portas
-
Loterias2 dias atrás
Quais são as chances de ganhar na Loteria Federal? Entenda como funciona
-
Criptomoedas2 dias atrás
Receita Federal vai leiloar carteiras de Bitcoin; saiba mais
-
Criptomoedas2 dias atrás
Nubank lança ferramenta para facilitar transações com criptoativos
-
Tecnologia2 dias atrás
Brasileiros solucionam falha global no Google; EUA desconheciam o problema
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Qual o prazo-limite para pagamento de 13º salário em 2024?
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Imposto de Renda: confira quem recebe restituição no lote residual