Conecte-se conosco

Economia

Pix: Banco Central pode liberar saques gratuitos com limite diário de R$ 500

Novidade proposta pelo Banco Central está em análise por meio consulta pública aberta desde a última segunda-feira, 10.

Publicado

em

O Banco Central quer ampliar as funcionalidades oferecidas pelo Pix, seu sistema de pagamentos instantâneos que opera 24 horas por dia, sete dias por semana. São duas novas opções em análise: o Pix Saque e o Pix Troco, ambas voltadas para retirada de dinheiro em estabelecimentos comerciais.

A autarquia abriu uma consulta pública na última segunda-feira, 10, para coletar opiniões de cidadãos sobre as funções. Caso entrem de fato em operação, todos os usuários do Pix poderão fazer até quatro saques gratuitos por mês, com limite máximo de R$ 500 por dia.

“A partir da quinta transação, as instituições financeiras ou de pagamentos detentoras da conta do sacador poderão cobrar uma tarifa pela transação. Os sacadores não poderão ser cobrados diretamente pelos agentes de saque”, escreveu o BC em nota.

Ainda segundo o comunicado emitido pela instituição, as regras anunciadas inicialmente podem ser aperfeiçoadas e alteradas de acordo com os resultados da consulta pública aberta com a sociedade, que vai até o dia 9 de junho.

Leia mais: Saiba quais chaves Pix você deve evitar cadastrar em qualquer banco

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), integra o time VS3 Digital desde 2016. Apaixonada por redação jornalística, também atuou em projetos audiovisuais durante seu intercâmbio no Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS