Conecte-se conosco

Bancos

Pix bate novo recorde, ao superar 120 milhões de transações num dia

Marca foi atingida na última quinta-feira (6), o que consagra o uso do sistema instantâneo de pagamento criado pelo BC

Publicado

em

Com a importante característica de manter a estabilidade, ao logo de todo dia, o sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC) – o popular Pix bateu novo recorde, ao superar a marca de 120 de milhões de transações no período de 24 horas, na última quinta-feira (6), cravando 122,4 milhões de transferências.

O recorde anterior foi atingido no dia 20 de dezembro, quando foram realizadas 104,1 milhões de transações naquele dia. Tal resultado excepcional estaria associado ao fim do prazo de pagamento da segunda parcela do 13º salário.

Desde que entrou em operação, em novembro de 2020, o Pix já conta com um contingente acumulado de 146,4 milhões de usuários, dos quais 134,8 milhões pessoas físicas e 11,6 milhões pessoas jurídicas. Outra marca inédita foi alcançada em setembro de 2022, quando foram movimentados, somente naquele mês, R$ 1 trilhão em transações.

Restituição via Pix – Outra novidade proporcionada por esse versátil meio digital é que, a partir de agora, tanto quem é MEI quanto micro e pequenos empresários do Simples poderão receber restituição via Pix, depois que a Receita decidiu atualizar a aplicação “Pedido Eletrônico de Restituição” do Simples Nacional e do Simei. Além disso, a medida permite cancelar pedidos de restituição não pagos.

Antes do recurso via Pix, só era possível receber a restituição em conta corrente, pagamento e poupança, em que o pedido de cancelamento só era aceito de forma presencial, junto à uma unidade de atendimento da Receita.

Com a inovação, será possível atualizar de forma ‘responsiva’ (compatível com o porte da tela do dispositivo utilizado), para efeito de confirmação da identidade do pedido eletrônico.

Principais serviços que o uso do Pix permite ao contribuinte:

  • Realizar a restituição de créditos apurados no Simples Nacional e no Simei, relativos aos tributos federais;
  • Consultar a situação dos pedidos de restituição efetuados com a opção de impressão do extrato da restituição;
  • Cancelar pedidos de restituição;
  • Alterar dados bancários para crédito da restituição.

Sou um profissional de comunicação com especialização em Economia, Política, Meio Ambiente, Ciência & Tecnologia, Educação, Esportes e Polícia, nas quais exerci as funções de editor, repórter, consultor de comunicação e assessor de imprensa, mediante o uso de uma linguagem informativa e fluente que estimule o debate, a reflexão e a consciência social.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS