Conecte-se conosco

Bancos

Pix: entenda o desconto mínimo que torna o pagamento irresistível

Publicado

em

Você provavelmente já sabe o que é Pix e como ele funciona, certo? Mas você sabe quando é mais vantajoso usar esse tipo de pagamento ao realizar suas compras?

A seguir, vamos te mostrar alguns fatores que podem influenciar na sua escolha entre Pix ou outras formas de transferir dinheiro. Confira!

O que é o Pix?

Pix é um sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil que permite fazer transações financeiras em até 10 segundos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem custo para pessoas físicas.

Com o Pix, você pode enviar ou receber dinheiro usando apenas uma chave, que pode ser o seu CPF, CNPJ, e-mail, telefone ou um código aleatório.

Quais são as vantagens do Pix?

O Pix tem várias vantagens em relação a outras formas de pagamento, como:

  • Rapidez: as transações são concluídas em segundos, sem depender do horário ou do dia da semana;
  • Economia: é gratuito para pessoas físicas e tem custos reduzidos para pessoas jurídicas, comparado a outras modalidades como TED, DOC, boleto ou cartão de crédito ou débito;
  • Segurança: usa a mesma tecnologia do Sistema Financeiro Nacional, que garante a proteção dos dados e das operações;
  • Praticidade: dispensa o uso de dados bancários, bastando informar a chave para realizar o pagamento;
  • Inclusão: pode ser usado por qualquer pessoa que tenha uma conta em uma instituição financeira participante, ampliando o acesso aos serviços bancários.

Quando vale a pena usar o Pix?

O Pix pode ser usado em diversas situações do dia a dia, como no pagamento de contas essenciais, como água, luz, telefone e internet, no pagamento de compras realizadas na internet ou em lojas físicas e para transferir dinheiro para familiares e amigos.

Mas, atenção: nem sempre o Pix é a melhor opção. Existem alguns casos em que você pode preferir usar outras formas de pagamento, como:

  • quando você quer parcelar uma compra ou aproveitar os benefícios do seu cartão de crédito, como milhas, cashback ou descontos;
  • quando você quer guardar dinheiro na poupança ou em outros investimentos, que podem render mais do que deixar na conta corrente;
  • quando você quer ter mais controle sobre o seu orçamento, evitando gastar impulsivamente com o Pix.

Como escolher entre Pix ou outras formas de pagamento?

A escolha entre Pix ou outras formas de pagamento depende de vários fatores, como:

O valor da transação

Se for um valor alto, pode ser mais seguro usar um cartão de crédito ou um boleto, que oferecem mais garantias em caso de fraude ou erro.

O desconto oferecido

Como o Pix é mais vantajoso para os comerciantes, eles costumam oferecer descontos nessa forma de pagamento que podem valer a pena.

O prazo da transação

se for uma urgência, o Pix é a forma mais rápida de enviar ou receber dinheiro. Se for uma compra planejada, você pode optar por outras modalidades que tenham melhores condições de pagamento.

A finalidade da transação

Se for um pagamento pessoal ou profissional, o Pix pode ser mais prático e econômico. Se for uma compra de consumo ou lazer, você pode avaliar os benefícios de outras formas de pagamento.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS