Bancos
Pix Garantido permitirá compras parceladas e bate de frente com cartões de crédito
Até fevereiro deste ano já havia 73 milhões de usuários
O Pix Garantido permitirá compras parceladas e bate de frente com cartões de crédito. Isso porque desde o lançamento em novembro, o sistema de pagamento instantâneo toma cada vez mais espaço no mercado de pagamentos.
Veja também: Contatos do celular poderão ser integrados ao Pix a partir de abril
Acontece que o serviço de transferências gratuito para pessoas físicas e já caiu no gosto popular. Para se ter ideia, até fevereiro deste ano já havia 73 milhões de usuários e acumulava mais de 275 milhões de operações feitas.
Pix
De acordo com especialistas, a chegada do sistema colocou em dúvida a continuidade de modalidades mais antigas de transferência – e de fato, o novo serviço se mostrou um concorrente de peso.
De acordo com o Banco Central, foram 375,3 milhões de transferências via Pix realizadas em entre janeiro e 25 de fevereiro de 2021, contra 249,9 milhões feitas via TED e DOC.
Mesmo com o enorme sucesso, as novidades não devem parar nos três principais diferenciais do serviço: gratuidade para pessoas físicas, instantaneidade e funcionamento 24 horas por dia.
A partir de julho deste ano, o Banco Central deve dar início ao desenvolvimento das regras para o funcionamento do Pix Garantido, que permitirá o parcelamento de compras. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2022.
Banco Central
O Banco Central pretende implementar, também, a figura do intermediador, ou seja, um banco que garantirá que os recursos serão pagos na data agendada, mesmo se não houver crédito na conta que deveria ser debitada.
Um dos efeitos mais imediatos é que a empresa ou empreendedor que deve receber os pagamentos agendados poderá fazer a antecipação desses recebíveis a juros mais baixos.
Atualmente, os lojistas só recebem as compras via cartões de crédito cerca de 30 dias depois do pagamento e o banco emissor do cartão que fica responsável por garantir o pagamento. Com o Pix Garantido, será possível parcelar junto às lojas, com o mesmo mecanismo de segurança.
Contudo, diferentemente do que aconteceu com o TED ou o DOC, que foram engolidos pelo Pix, a concorrência com o cartão de crédito deverá ser mais igualitária.
Pix Garantido
Outra questão que limitaria a concorrência do Pix Garantido com os cartões de crédito é a possibilidade de usar a tecnologia em âmbito internacional.

-
Tecnologia2 dias atrás
O que acontece se você deixar seu Android desligado por 3 dias?
-
Tecnologia2 dias atrás
Usar celular sem capinha é a nova tendência entre usuários
-
Mundo2 dias atrás
Reino Unido e União Europeia firmam acordo histórico
-
Mundo2 dias atrás
Microsoft confirma fornecimento de tecnologia de IA para Israel
-
Tecnologia2 dias atrás
Saiba como excluir seu histórico do YouTube em qualquer dispositivo
-
Curiosidades2 dias atrás
Quanto custa completar o álbum do Mundial de Clubes? Veja os valores
-
Empresas2 dias atrás
Dinamarquesa NTI compra a Grapho, representante Autodesk no Brasil
-
Economia2 dias atrás
Economia brasileira cresce 1,6% no 1TRI25, aponta prévia da FGV