Bancos
Pix Garantido permitirá compras parceladas e bate de frente com cartões de crédito
Até fevereiro deste ano já havia 73 milhões de usuários
O Pix Garantido permitirá compras parceladas e bate de frente com cartões de crédito. Isso porque desde o lançamento em novembro, o sistema de pagamento instantâneo toma cada vez mais espaço no mercado de pagamentos.
Veja também: Contatos do celular poderão ser integrados ao Pix a partir de abril
Acontece que o serviço de transferências gratuito para pessoas físicas e já caiu no gosto popular. Para se ter ideia, até fevereiro deste ano já havia 73 milhões de usuários e acumulava mais de 275 milhões de operações feitas.
Pix
De acordo com especialistas, a chegada do sistema colocou em dúvida a continuidade de modalidades mais antigas de transferência – e de fato, o novo serviço se mostrou um concorrente de peso.
De acordo com o Banco Central, foram 375,3 milhões de transferências via Pix realizadas em entre janeiro e 25 de fevereiro de 2021, contra 249,9 milhões feitas via TED e DOC.
Mesmo com o enorme sucesso, as novidades não devem parar nos três principais diferenciais do serviço: gratuidade para pessoas físicas, instantaneidade e funcionamento 24 horas por dia.
A partir de julho deste ano, o Banco Central deve dar início ao desenvolvimento das regras para o funcionamento do Pix Garantido, que permitirá o parcelamento de compras. O lançamento está previsto para o primeiro semestre de 2022.
Banco Central
O Banco Central pretende implementar, também, a figura do intermediador, ou seja, um banco que garantirá que os recursos serão pagos na data agendada, mesmo se não houver crédito na conta que deveria ser debitada.
Um dos efeitos mais imediatos é que a empresa ou empreendedor que deve receber os pagamentos agendados poderá fazer a antecipação desses recebíveis a juros mais baixos.
Atualmente, os lojistas só recebem as compras via cartões de crédito cerca de 30 dias depois do pagamento e o banco emissor do cartão que fica responsável por garantir o pagamento. Com o Pix Garantido, será possível parcelar junto às lojas, com o mesmo mecanismo de segurança.
Contudo, diferentemente do que aconteceu com o TED ou o DOC, que foram engolidos pelo Pix, a concorrência com o cartão de crédito deverá ser mais igualitária.
Pix Garantido
Outra questão que limitaria a concorrência do Pix Garantido com os cartões de crédito é a possibilidade de usar a tecnologia em âmbito internacional.
-
Tecnologia2 dias atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia2 dias atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Transforme seu celular Xiaomi com estas 6 configurações importantes
-
Economia2 dias atrás
Empreendedores que abrem CNPJ perdem o Bolsa Família? Veja regras