Economia
Pix: Mercado Pago adapta a plataforma para que usuários tenham a melhor experiência
Pix: Mercado Pago adaptou sua plataforma para que usuários tenham a melhor experiência
O Pix, novo meio de pagamento instantâneo do Banco Central, entrou em pleno funcionamento nesta segunda-feira (16) e o Mercado Pago adaptou sua plataforma para que seus clientes, sejam eles consumidores ou vendedores, realizem transferências e vendas com segurança e rapidez, com dinheiro caindo na conta na hora.
De acordo com Túlio Oliveira, vice-presidente do Mercado Pago, a chegada do Pix representa um importante passo na inclusão financeira da população, pois milhões de brasileiros poderão contar com envio de dinheiro gratuito e custos reduzidos para recebimento, vislumbrando ainda no curto prazo mais acesso a serviços financeiros.
“O Mercado Pago vem se preparando há pelo menos dois anos para esse movimento, e estamos empenhados em oferecer a melhor experiência de uso do Pix para consumidores e vendedores, por meio de uma conta gratuita, com rendimento, crédito e uma vitrine incomparável como a Central de Descontos”, completou.
Mercado Pago
Conforme o executivo, por se tratar de uma nova maneira de se relacionar com o dinheiro digital, o Mercado Pago preparou uma lista com o que muda para ambos os lados.
Segundo ele, com a chegada do Pix, o empreendedor experimentará uma redução de custos significativa para receber por seus produtos e serviços, além de ter um controle de fluxo de caixa maior e mais transparente, já que o dinheiro cai na conta de imediato e já começa a render 100% do CDI.
Os vendedores que aceitam Mercado Pago poderão receber por:
- Código QR Pix gerado pelo aplicativo do Mercado Pago ou pelas maquininhas Point (modelos Pró, Smart e MiniChip), e ainda pela plaquinha com o código ou PDV integrado do vendedor. Os vendedores que já possuem a plaquinha do Código QR, podem trocá-la para aceitar o Pix.
- Chaves de cadastro Pix (CNPJ, telefone celular, e-mail ou chave aleatória).
- Em breve, com o link de pagamento ou checkout brandeado Mercado Pago, os vendedores também poderão:
- Gerar um Código QR para que o cliente escaneie e pague com qualquer aplicativo de pagamento ou banco.
- Disponibilizar diretamente no checkout um código chamado de Pix Copia e Cola para que o cliente copie e pague pelo aplicativo ou internet banking de sua preferência.
Por que o Pix pode ser vantajoso para quem vende com Mercado Pago?
- O dinheiro cai na conta na hora, o que ajuda no fluxo de caixa para pagamentos de fornecedores, compra de insumos e controle de estoque.
- A liberação dos produtos para o cliente acontece de forma mais rápida, já que a confirmação do pagamento acontece em poucos segundos. Nada mais de perder cliente na venda com boleto ou segurar o estoque até a confirmação do pagamento.
- A taxa para aceitar pagamentos com Pix é muito menor do que o cobrado em pagamentos com cartão de débito e crédito.
- Redução das despesas com manuseio de papel moeda e troco, com mais segurança, seja para fechar o caixa ou transportar grandes quantias em malotes ou carro-forte.
- Atrair mais compradores, pois aceitar o Pix com Mercado Pago permite receber pagamentos de aplicativos de outras instituições financeiras.
- Acesso à conta gratuita e plataforma Mercado Pago:
- Central de Descontos, que permite desenvolver ofertas personalizadas para um público de mais de 20 milhões de clientes do aplicativo Mercado Pago
- Programa Mercado Pontos, com descontos em produtos, frete etc
- Crédito para investir no negócio, entre outros benefícios.
Para o consumidor – transferências imediatas de dinheiro, sem custo
Para os consumidores, a chegada da tecnologia representa a migração do DOC e TED para o Pix, já que as transferências são gratuitas e caem instantaneamente, 24 horas, 7 dias por semana. Para realizar as operações, basta selecionar a chave preferida do favorecido, seguir os passos e a transação é efetivada em poucos segundos, mesmo que realizada entre instituições diferentes.
Quais as 3 formas que o cliente Mercado Pago tem para transferir dinheiro e pagar com o Pix?
- No aplicativo do Mercado Pago, basta clicar em Transferir Dinheiro, e depois em Pix. Em seguida, seguir os seguintes passos: escolher o tipo de chave para a qual o cliente quer enviar dinheiro, digitar o valor dessa chave, confirmar os dados do recebedor, inserir o valor, revisar e confirmar a transação.
- Clicar em pagar com Código QR no app do Mercado Pago e apontar para o código QR que deseja ler para finalizar o pagamento.
- Copiar código Pix Copia e Cola alfanumérico no checkout da loja online, ingressar na seção “pagar” no app Mercado Pago, escolher a opção “Pix Copia e Cola” e em seguida, concluir a transação diretamente no app.
Para facilitar o envio e recebimento de transferências Pix, recomendamos que os usuários façam o registro das chaves. Para isso, basta clicar em “Cadastrar Chaves Pix” no app do Mercado Pago e escolher a de preferência: CPF, telefone ou e-mail.
Por que o Pix pode ser vantajoso para quem transfere e compra com Mercado Pago?
- Transferências imediatas, 24×7 e o dinheiro entra na hora na conta Mercado Pago.
- Acesso à Conta gratuita Mercado Pago, com transferências gratuitas, pagamento e parcelamento de contas, impostos e boletos.
- Rendimento do saldo da conta em 100% do CDI, líquido e diário, acima da poupança.
- Crédito digital e em alguns cliques. É possível solicitar a partir de R$ 50 reais, com análise de crédito em até 2 dias.
- Serviços de recarga de celular, Bilhete Único e TV pré-paga.
- Acesso à Central de Descontos, com mais de 7 mil estabelecimentos desde comércios de bairro a grandes redes;
- Participação no Mercado Pontos, programa de fidelidade com benefícios especiais a cada novo nível de pontuação, com descontos em produtos e contratação de serviços de streaming como HBO Go e Disney+
- Segurança: além dos selos, certificados e diretrizes de segurança do Banco Central, os pagamentos instantâneos são criptografados, autenticados e também são verificados pelo sistema antifraude do Mercado Pago.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025