Empresas
Pix: o cartão de crédito está com os dias contados?
Em uma declaração polêmica, o gestor afirma que o Pix tomará o lugar dos cartões de crédito e deve até mesmo promover um bom corte de custos para o sistema monetário.
O Pix foi uma das maiores conquistas de Roberto Campos Neto, o atual presidente do Banco Central (BC). Esse método de pagamento rápido, seguro e eficaz se tornou febre entre os brasileiros, e, atualmente, é bastante raro encontrar alguém que não o utilize ou pelo menos saiba da sua existência.
A autarquia calcula que até a data de 31/07, mais de 3,5 milhões de transações foram efetuadas por essa modalidade, algo que gira em torno de R$ 1,4 trilhão, uma quantia bastante assombrosa. Ontem (29/08), durante uma solenidade do Fundo Comunitário Keren Hayesod, o gestor disse que os cartões de crédito um dia serão aposentados.
Tal declaração causou muita repercussão, principalmente nas redes sociais, mas Campos Neto deixou claro que isso não ocorrerá agora. Atualmente, o Banco Central planeja ampliar a funcionalidade do Pix para torná-lo cada vez mais eficaz e indispensável.
Lembrando que, durante um evento ocorrido na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná, o diretor já havia tocado no assunto, alegando sobre a possibilidade de, um dia, os tradicionais cartões já não serem mais necessários e perderem espaço para opções mais modernas.
“Você vai juntar o Pix e outros produtos, lembrando que você vai poder começar a poder fazer crédito no Pix, então, em algum momento, no futuro, você não precisará ter cartão de crédito, poderá fazer tudo no Pix”, disse.
O Pix pode evoluir e nos surpreender
Conforme foi citado logo acima, a instituição financeira está estudando novas formas de ampliar o uso do Pix e modificá-lo para que se torne mais efetivo e, assim, possa abranger novos serviços. Conforme a grande mídia já noticiou, há mais duas ramificações sendo trabalhadas: o Pix automático e o Bolepix.
A primeira das opções citadas funcionará como uma espécie de débito automático aprimorado. Logo, ele poderá ser usado como ferramenta para pagar mensalidades referentes a serviços de streaming, energia, telefonia, dentre outras faturas recorrentes, além de possibilitar parcelamentos de longo prazo.
“O sujeito vai conseguir estabelecer o Pix automático no balcão da academia com o celular”, explicou o diretor do BC, Renato Dias de Brito Gomes, em entrevista, e a previsão deste serviço é para fim deste ano.
Por fim, o BolePix se trata de nada menos que um replicador do boleto, segundo as informações dadas. Com isso, apareceria um QR Code que o cliente poderia pagar através do Pix, cuja liquidação será feita de modo instantâneo.
Inclusive, essa alternativa poderia até mesmo recalcular valores a serem quitados, viabilizando pagamentos aos finais de semana. Com isso, a organização prevê que até o próximo ano (2024) mais essa novidade já poderá estar disponível para todos os brasileiros!

-
Economia4 horas atrás
Nunca herdou herança e é a mulher mais rica do mundo: sabe quem é?
-
Carreira1 dia atrás
7 faculdades são o ‘passaporte de ouro’ para quem deseja trabalhar em bancos
-
Tecnologia13 horas atrás
Recebeu mensagem da Justiça no WhatsApp? Pode não ser golpe; veja por quê
-
Tecnologia1 dia atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate
-
Finanças1 dia atrás
Caixa tem a solução financeira para brasileiros com nome negativado
-
Finanças15 horas atrás
Parece perfeito, mas não é: o truque escondido nos apartamentos decorados
-
Tecnologia2 dias atrás
Veja o passo a passo para usar um celular velho como câmera de segurança
-
Finanças1 dia atrás
Vale a pena oferecer o carro como garantia em empréstimos?