Economia
Pix poderá ser usado para pagar contas de luz, telefone e água
Além das despesas fixas, os impostos devidos para a União poderão ser pagos pelo Pix.
O Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil (BC), será lançado em 16 de novembro. Já na estreia, as contas de água, energia e telefone poderão ser pagas usando o recurso, afirmou o chefe de subunidade do BC e um dos profissionais à frente do Pix, Breno Lobo. O relato foi feito durante um evento realizado nesta segunda-feira, 26 de outubro, pela Informa Markets.
Na mesma cerimônia, Lobo informou que o pagamento de impostos para a União também poderá ser efetivado pelo Pix em novembro. A princípio, serão apenas as Guias de Recolhimento da União (GRUs), mas já há rumores de diálogos com a Receita Federal e secretarias da Fazenda nos estados para aceitarem o novo recurso.
É importante destacar que a parceria entre a instituição financeira e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que o Pix pudesse ser empregue nos pagamentos das contas de luz já havia sido divulgada. Ainda de acordo com Lobo, algumas distribuidoras de água e energia, além de companhias de telefonia, farão parte do Pix também em novembro, “tanto para o pagamento de faturas como para a recarga de celulares pré-pagos”.
Não são todas as empresas que integrarão o Pix, mas, segundo o representante do BC, há a previsão de que em médio prazo o sistema seja obrigatoriamente aceito como modalidade de pagamentos.
O recurso possibilitará fazer pagamentos e transferências durante as 24 horas do dia e nos sete dias da semana, inclusive nos finais de semana e feriados, em questão de segundos.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp