Bancos
Pix por aproximação começa nesta sexta (28); saiba tudo
Iniciativa do Banco Central.
A partir desta sexta-feira (28), todas as instituições financeiras serão obrigadas a oferecer o Pix por aproximação, modalidade que dispensa a necessidade de digitar senha para realizar transferências. Inicialmente, a funcionalidade estará disponível apenas para dispositivos Android.
Com a nova opção, os clientes poderão efetuar pagamentos apenas encostando o celular na maquininha de cartão, utilizando a tecnologia Near Field Communication (NFC). Para compras online, o processo será simplificado, eliminando a necessidade de escanear um QR Code ou usar a função Copia e Cola. O pagamento será concluído diretamente no site da empresa vendedora com apenas um clique.
O Banco Central definiu um limite inicial de R$ 500 por transação, mas os clientes poderão reduzir esse valor ou estipular um teto diário para essa modalidade. O procedimento segue a mesma lógica dos pagamentos por aproximação com cartões de crédito e débito, que já representam 65% das transações presenciais no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
Pix por aproximação
A funcionalidade vinha sendo testada por diversas instituições financeiras, incluindo Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal, C6, Itaú, PicPay e Santander. Além disso, 12 marcas de maquininhas, como Cielo, Getnet, Mercado Pago e Stone, firmaram parcerias com o Google para garantir compatibilidade com o novo formato de pagamento.
Com a obrigatoriedade da oferta, todas as instituições financeiras associadas ao open finance deverão estar integradas ao Google Pay, que atualmente é a única carteira digital registrada no Banco Central como iniciadora de pagamentos. Como Apple Pay e Samsung Pay ainda não estão regulamentadas pelo órgão, o Pix por aproximação estará restrito aos dispositivos Android. Até o momento, Bradesco e Banco do Brasil já oferecem essa tecnologia dentro de seus aplicativos, e outros bancos devem aderir em breve.
Como habilitar
Para utilizar a funcionalidade, o cliente precisará ativar a tecnologia NFC no celular e configurar o Google Pay. O processo envolve acessar as configurações do aparelho, abrir o aplicativo Carteira do Google e cadastrar um cartão de pagamento.
Já para realizar pagamentos, basta pedir ao estabelecimento que habilite a opção de Pix por aproximação, aproximar o celular desbloqueado da maquininha e confirmar a transação por meio de biometria, reconhecimento facial ou senha.
Nos aplicativos dos bancos, o procedimento pode variar. No Banco do Brasil, por exemplo, compras acima de R$ 200 exigirão a senha bancária para confirmação.
A expectativa é que a nova modalidade facilite ainda mais as transações e amplie a adesão ao Pix, que já é um dos principais meios de pagamento no Brasil.
(Com Agência Brasil).

-
Economia1 dia atrás
Qual é a fortuna da mulher mais rica do mundo – e quem é ela?
-
Finanças11 horas atrás
Descubra por que esta moeda de 5 centavos pode valer uma fortuna
-
Mundo1 dia atrás
Refeição em Nova York: quanto custa comer bem sem gastar muito?
-
Política1 dia atrás
Abandono afetivo é crime? Entenda o que diz a lei brasileira
-
Política9 horas atrás
Descubra quanto um deputado federal custa ao Brasil e como consultar esses valores
-
Economia2 dias atrás
Aluguel disparou! Veja as capitais mais caras para morar no Brasil
-
Empresas1 dia atrás
Queixas no Procon crescem 16%; veja empresas com mais reclamações
-
Tecnologia24 horas atrás
Não confie no ‘modo anônimo’: veja como realmente navegar com privacidade