Bancos
Pix terá sistema para devolução de transferências e pagamentos até novembro
Pra dar mais segurança
O Pix terá um sistema para devolução de transferências e pagamentos até novembro. Isso porque o sistema de transferências e pagamentos instantâneos caiu no gosto do brasileiro, mas o número de fraudes vem aumentando.
Assim, o Banco Central (BC) está desenvolvendo um mecanismo de devolução de valores transacionados para ser acionado em caso de suspeita de fraude ou falha operacional. A ferramenta entra em operação no dia 16 de novembro deste ano.
De acordo com a autoridade monetária, o sistema já possuía um mecanismo de devolução, mas funcionava apenas quando o usuário recebedor detectava algum erro na transação e devolvia os valores.
Pix
Ainda de acordo com o BC, no mecanismo anunciado terça-feira quem faz essa devolução é a instituição em que o recebedor tem conta, seja por iniciativa própria ou por solicitação da instituição em que o pagador tem conta.
O banco disse ainda que a nova função viabiliza a devolução somente em casos de “fundada suspeita de fraude” ou em falhas operacionais.
E acrescentou: “no caso de transferências equivocadas, os recursos poderão ser devolvidos pelo usuário recebedor com a função que já existia anteriormente.”
Notificação
Outro ponto elencado pelo BC destaca que quem receber os recursos indevidamente, seja por fraude ou falhas operacionais, terá de ser notificado do débito em conta e a transação deverá constar no extrato de movimentações.
-
Política12 horas atrás
Cidade nordestina pode perder não uma, mas DUAS praias de uma vez; entenda o caso
-
Finanças2 dias atrás
Descubra quanto você precisa ganhar para morar sozinho no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
WhatsApp agora permite esconder conversas para mais privacidade
-
Economia2 dias atrás
Custo de vida no Brasil exige salário mínimo de R$ 5.505,11 para família de 3 pessoas
-
Agronegócio1 dia atrás
4 pequenas árvores frutíferas para cultivar até em apartamentos
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Com fim da escala 6×1, descubra quais profissões seriam beneficiadas
-
Economia1 dia atrás
Governo antecipará R$ 1.200 do Bolsa Família para o Natal; veja datas
-
Curiosidades1 dia atrás
Marca de cerveja favorita dos brasileiros NÃO é a mais consumida