Bancos
Pix terá sistema para devolução de transferências e pagamentos até novembro
Pra dar mais segurança
O Pix terá um sistema para devolução de transferências e pagamentos até novembro. Isso porque o sistema de transferências e pagamentos instantâneos caiu no gosto do brasileiro, mas o número de fraudes vem aumentando.
Assim, o Banco Central (BC) está desenvolvendo um mecanismo de devolução de valores transacionados para ser acionado em caso de suspeita de fraude ou falha operacional. A ferramenta entra em operação no dia 16 de novembro deste ano.
De acordo com a autoridade monetária, o sistema já possuía um mecanismo de devolução, mas funcionava apenas quando o usuário recebedor detectava algum erro na transação e devolvia os valores.
Pix
Ainda de acordo com o BC, no mecanismo anunciado terça-feira quem faz essa devolução é a instituição em que o recebedor tem conta, seja por iniciativa própria ou por solicitação da instituição em que o pagador tem conta.
O banco disse ainda que a nova função viabiliza a devolução somente em casos de “fundada suspeita de fraude” ou em falhas operacionais.
E acrescentou: “no caso de transferências equivocadas, os recursos poderão ser devolvidos pelo usuário recebedor com a função que já existia anteriormente.”
Notificação
Outro ponto elencado pelo BC destaca que quem receber os recursos indevidamente, seja por fraude ou falhas operacionais, terá de ser notificado do débito em conta e a transação deverá constar no extrato de movimentações.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo7 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida