Bancos
Pix terá sistema para devolução de transferências e pagamentos até novembro
Pra dar mais segurança
O Pix terá um sistema para devolução de transferências e pagamentos até novembro. Isso porque o sistema de transferências e pagamentos instantâneos caiu no gosto do brasileiro, mas o número de fraudes vem aumentando.
Assim, o Banco Central (BC) está desenvolvendo um mecanismo de devolução de valores transacionados para ser acionado em caso de suspeita de fraude ou falha operacional. A ferramenta entra em operação no dia 16 de novembro deste ano.
De acordo com a autoridade monetária, o sistema já possuía um mecanismo de devolução, mas funcionava apenas quando o usuário recebedor detectava algum erro na transação e devolvia os valores.
Pix
Ainda de acordo com o BC, no mecanismo anunciado terça-feira quem faz essa devolução é a instituição em que o recebedor tem conta, seja por iniciativa própria ou por solicitação da instituição em que o pagador tem conta.
O banco disse ainda que a nova função viabiliza a devolução somente em casos de “fundada suspeita de fraude” ou em falhas operacionais.
E acrescentou: “no caso de transferências equivocadas, os recursos poderão ser devolvidos pelo usuário recebedor com a função que já existia anteriormente.”
Notificação
Outro ponto elencado pelo BC destaca que quem receber os recursos indevidamente, seja por fraude ou falhas operacionais, terá de ser notificado do débito em conta e a transação deverá constar no extrato de movimentações.

-
Mundo1 dia atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos1 dia atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Agronegócio8 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
Finanças15 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer