Automobilística
Placas de trânsito que você não sabia o que significam
Conheça algumas das placas de trânsito menos familiares e desvende seus significados, assim você se mantém seguro na estrada, nas mais diversas possibilidades.
As placas de trânsito desempenham um papel fundamental na segurança viária, fornecendo informações cruciais aos motoristas sobre condições da estrada, regulamentos e perigos iminentes.
Muitas delas são amplamente reconhecidas, como o sinal de pare ou o limite de velocidade, mas há várias placas menos familiares que podem causar confusão.
Placas pouco conhecidas e seus significados
Confira algumas dessas placas e entenda seus significados para navegar com mais segurança nas estradas.
1. Barras paralelas
Fonte: Reprodução / UOL
Você já deve ter notado uma placa com duas barras paralelas que parecem estreitar no centro. Essa placa significa que à frente há uma ponte mais estreita do que a via. É um aviso importante para os motoristas, pois indica que a estrada irá reduzir sua largura, exigindo atenção extra.
2. Placa de cerca
Fonte: Reprodução / UOL
Uma placa que se assemelha a uma cerca estilizada é muitas vezes ignorada, mas seu significado é relevante. Ela indica que há uma passagem de nível com barreira logo à frente. Isso significa que você deve ficar atento à possibilidade de um cruzamento de nível ferroviário com portões ou barreiras.
Parar com segurança, quando necessário, e observar os sinais luminosos — e sonoros — é essencial quando essa placa é avistada.
3. Setas curvas e contrárias com obstáculo no meio
Fonte: Reprodução / UOL
Esta placa é composta por setas curvas e contrárias com um obstáculo entre elas. Ela indica que há uma pista dupla adiante, na qual os fluxos de trânsito são separados por um obstáculo, como um canteiro central ou uma barreira física.
Os motoristas devem prestar atenção e seguir as setas de acordo com o destino desejado, garantindo que estejam na pista apropriada.
Ao se familiarizar com essas placas, você contribui para um tráfego mais seguro e consciente, garantindo a sua segurança e a de outros usuários da via. Lembre-se de que a educação viária é uma parte fundamental da responsabilidade de cada motorista.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp