Empresas
Planejamento estratégico: 3 ferramentas que vão te auxiliar nas decisões
Separamos aqui uma visão ampla de 3 das ferramentas mais utilizadas para facilitar a vida na gestão que você poderá escolher de acordo com os objetivos do seu negócio.
Planejar estrategicamente os negócios de sua empresa é algo que faz a diferença nas ações que serão tomadas para poder desenvolver o negócio de uma forma saudável, analisando curto, médio e longo prazo, além de também alcançar os objetivos.
Veja também: Confira quais são as principais estratégias de marketing digital
De certo modo, em algumas ocasiões em que estamos fazendo a elaboração desses planos, precisamos contar com algumas ferramentas que ajudam e também facilitam o método para criação do processo. Confira!
Análise Swot
Análise Swot, pode-se dizer que é uma das ferramentas de gestão estratégica mais utilizada no momento, pois seu objetivo é analisar o cenário e pode ser usada por todos os tipos de departamentos dentro da empresa, seja em estratégias de venda e variadas situações.
Através de uma análise do cenário, a ferramenta contempla os pontos fortes e fracos da sua organização, que também podem representar a posição que a empresa ocupa hoje, além do ambiente exterior, como as suas perspectivas de futuro, ameaças e também oportunidades.
As 5 forças de Porter
O autor deste método observou que existem 5 forças do lado de fora da empresa que atuam em todos os negócios, sejam em maior ou menor grau. Começar a entender a forma de atuação destas forças pode trazer a organização uma visão do mercado onde ela atua, podendo mostrar competitividade dentro do mercado.
Basicamente significa poder olhar para o lado de fora da empresa, e avaliar o segmento como um todo. É muito importante ter em mente que todos os negócios sofrem influências destas forças em todos os segmentos, ou seja, todos os seus concorrentes.
As 5 forças de Porter são as seguintes:
• Poder de barganha dos fornecedores;
• Poder de barganha dos consumidores;
• Ameaça de novos concorrentes;
• Rivalidade entre os competidores;
• Ameaça de produtos substitutos.
Business Model Canvas
O modelo de negócio Canvas, é uma ferramenta muito útil de gestão estratégica para poder criar modelos de negócios de forma rápida e bastante visual.
Diferente de realizar um plano de negócios, que normalmente é bastante extensivo e pode ter um prazo maior em sua elaboração, dependendo da complexidade da empresa, o modelo Canvas oferece visão sistêmica de uma fora prática e simples que facilita o trabalho cooperativo.
Por fim, após escolher sua ferramenta de gestão estratégica de melhor interesse, é importante que a desenvolva com atenção e mantenha um acompanhamento dos cenários, tanto internamente quanto externamente.
-
Tecnologia23 horas atrás
Não gostou do assistente? Saiba como tirar a Meta IA do seu WhatsApp
-
Finanças14 horas atrás
Arquiteta recebe PIX de R$ 10 mil por engano e tem atitude inacreditável
-
Economia1 dia atrás
Quanto faturam os maiores influenciadores do mundo? Forbes acaba de revelar
-
Política18 horas atrás
Disputa por terras desafia preservação em Jericoacoara, no Ceará
-
Agronegócio2 dias atrás
Sim, elas existem! Plantas ideais para aumentar a produtividade no trabalho
-
Finanças2 dias atrás
Cheque especial é um facilitador ou armadilha financeira?
-
Empresas2 dias atrás
Unicórnios individuais já são realidade e comprovam profecia de Sam Altman
-
Empresas2 dias atrás
Adeus, operadoras tradicionais! Nubank lança serviço de telefonia móvel