Conecte-se conosco

Agronegócio

Planta aquática que pode ser cultivada em casa! Conheça a flor-de-lótus

Confira as peculiaridades da espécie e aprenda dicas de cultivo dessa planta diferente e belíssima! Veja mais detalhes.

Publicado

em

Marcada por simbolismo, a flor de lótus (Nelumbo nucifera) é uma planta aquática nativa das regiões da Ásia, e representa elegância e pureza. Além disso, acredita-se que a flor também simboliza a vida, uma vez que, consegue florescer, ainda que sobre a lama, permanecendo resistente e sempre bela.

Para os amentes da espécie, a vantagem é que ela pode ser utilizada para ornamentar vasos, aquários e lagos e, dessa forma, garantir um efeito encantador ao ambiente. Nesse sentido, se você deseja cultivar a flor de lótus em casa, saiba que essa tarefa é perfeitamente possível, desde que observados os cuidados básicos de que a planta necessita. Sendo assim, acompanhe as preferencias da flor e dicas de plantio.

Foto/Reprodução: Freepik

Propagação e plantio

A flor de lótus se propaga por rizomas, ou seja, através de seu caule submerso que dá origem a novos brotos. Como não é muito fácil encontrar exemplares da flor, especialmente aqui no Brasil, o mais indicado é fazer a propagação por meio de sementes. Nesse tipo de plantio, as sementes devem ser colocadas em um vaso com água morna e filtrada, sob o sol, para que possam germinar.

As sementes podem ser adquiridas em lojas e sites especializados em jardinagem. Procure fornecedores que tenham credibilidade e experiência na venda de sementes, visto que sementes de qualidade são fundamentais para obter sucesso no cultivo.

Como se trata de uma planta aquática, para o plantio em vasos é importante usar uma água de qualidade, matéria orgânica e terra, para garantir as condições ideais para a planta.

Luminosidade

A flor de lótus é uma planta que aprecia o sol direto e em um ambiente ensolarado a planta encontra mais condições para florescer e crescer saudável.

Adubação e floração

A adubação deve ser realizada por meio de adubos diluentes em água e é importante seguir as orientações do fabricante. Lembre-se de que a adubação é fundamental para favorecer a floração, que acontece entre a primavera e o verão.

Regas

Por fim, não há necessidade de regas visto que a flor de lótus é uma planta aquática. Todavia, é preciso ficar sempre atento à qualidade da água do ambiente.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS