Mundo
Planta original do famoso navio Titanic é leiloada por valor inacreditável
Documento desenhado pelos projetistas oficiais do famoso titã dos mares vai a leilão e alcança valores surpreendentes
O filme Titanic, estrelando o ator Leonardo DiCaprio e a atriz Kate Winslet, foi um verdadeiro sucesso de bilheterias. A história fictícia baseada no acontecimento real conquistou os corações dos fãs, inclusive, até hoje, muitas pessoas lembram da obra com carinho.
Porém, como todos sabemos, infelizmente o naufrágio realmente aconteceu e ceifou muitas vidas. Infelizmente, o acidente continua intrigando a população, incluindo nomes bastante poderosos e influentes na sociedade.
Uma planta gigantesca de 10 metros de comprimento com o design original da poderosa embarcação foi leiloada por £195.000 (aproximadamente R$ 1,23 milhão). Este documento foi usado durante a investigação de 1912 sobre o naufrágio em 14 de abril de 1912.
A tragédia ocorreu quatro dias depois que ele deixou Southampton, na Inglaterra, e rumou para Nova York. Os documentos do projeto estavam cheios de notas com marcas de giz vermelho e verde indicando onde o gelo supostamente entrou nos cinco anteparos.
Essas partes que protegiam a tripulação e o navio que eram impermeáveis. Depois que essas estruturas cederam, a água começou a infiltrar-se muito mais rapidamente dentro do Titanic.
De acordo com um comunicado da casa de leilões britânica Henry Aldridge and Son Ltd, que enviou uma nota à CNN, as plantas do navio “são simplesmente uma das peças mais importantes e bem documentadas de memorabilia do Titanic existentes”.
Afinal, quem projetou o navio?
O Titanic foi projetado pelo departamento de arquitetos navais da White Star Company, a proprietária do famoso navio.
De acordo com a CNN, durante a investigação do naufrágio, documentos de linho foram pendurados no teto para facilitar a todos os investigadores pudessem visualizar o projeto utiizando indicadores (ponteiros).
Andrew Aldridge, diretor administrativo da casa de leilões que vendeu os planos da embarcação, disse à CNN em uma entrevista que, o preço do documento reflete a raridade desse tipo de coleção e “o apelo duradouro da história do Titanic“.
Seja como for, o infeliz naufrágio do Titanic nunca será um acontecimento superado pela humanidade, talvez ficando como uma eterna lembrança de que mesmo com os melhores recursos tecnológicos, o homem ainda não pode fazer frente ao poder da natureza.

-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia23 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei