MEI
Plantação de Cenouras: Dicas e Instruções de Negócio
As cenouras são um membro da família Apiaceae (anteriormente denominada Umbelliferae). A maioria das cenouras tem uma cor laranja. No entanto, você encontrará outras cores, como vermelho, amarelo ou roxo. Cenouras são muito ricas em beta-caroteno, e também contêm vitamina C, vitamina K, potássio, outras vitaminas e minerais e fibras alimentares.
Neste século, as cenouras se tornaram um legume popular para cozinhar, em saladas, salgadinhos e consumidas cruas. Você vai encontrar o cultivo de cenoura em todo o mundo. No entanto, existe uma vasta gama de variedades.
Os principais países produtores de cenoura são China, Federação Russa, Estados Unidos da América, Uzbequistão, Polónia, Ucrânia, Turquia, Marrocos, Reino Unido e Japão.
Importância Econômica
Cenoura dá bom lucro para os produtores. Geralmente, a maior parte da receita vem de novas vendas. Portanto, a cenoura fresca obtém mais lucro do que a processada. Os custos de produção de cenoura variam dependendo do local de produção e do nível de mecanização.
No entanto, ela também tem um bom potencial de exportação. Os produtos de cenoura chamados de ‘baby-cut’ também têm boa demanda no mercado. O principal mercado de exportação de cenouras são os Emirados Árabes Unidos, Cingapura, Malásia e Arábia Saudita.
Benefícios da cenoura
Primeiro de tudo, as cenouras são ricas em beta-caroteno. Elas produzem vitamina A no fígado. Isso é bom para a visão. Além disso, as cenouras reduzem o risco de câncer de pulmão, câncer de mama e câncer de cólon.
Vitamina A e antioxidantes protegem a pele dos danos causados pelo sol. Deficiências de vitamina A causam secura na pele, cabelos e unhas. Cenouras limpam seus dentes e boca. Elas raspam placas e partículas de alimentos assim como escovas de dente.
Um estudo descobriu que as pessoas que comiam cinco ou mais cenouras por semana eram menos propensas a sofrer um derrame do que aquelas que comiam apenas uma cenoura por mês ou menos.
Condição Agro-Climática para Cultivo
Cenouras se desenvolvem normalmente dentro de uma grande variedade de temperaturas. O crescimento radicular é mais rápido a uma temperatura entre 15 ºC e 18 ºC, enquanto as temperaturas ótimas para o crescimento são um pouco maiores.
Sementes de cenoura podem germinar a baixas temperaturas, mas o período de germinação é mais curto a temperaturas mais altas. Portanto, requer uma temperatura do solo de pelo menos 10 ºC. As cenouras são tolerantes a dias quentes, mas precisam de baixas temperaturas para induzir o florescimento.
Solo adequado
As cenouras crescem bem em solos bem drenados, profundos, soltos e frágeis. Afrouxamento dos solos ajuda na produção de boas raízes de forma arredondada e em um alto rendimento. Elas amam solos férteis, livres de pedras, bem drenados, férteis e com bastante matéria orgânica podre.
Os solos ricos em areia são perfeitos para proporcionar as melhores condições para que as raízes da cenoura penetrem profundamente e inchem. O valor de pH de 6,5 a 7,5 é o ideal para melhores resultados.
Curiosamente, mesmo dentro de uma variedade, a cor e a forma da cenoura podem variar de acordo com o tipo de solo e a temperatura inicial. Temperaturas mais baixas criam cenouras mais maduras e de tamanho e forma reduzidos. Para mais informações sobre o plantio, recomenda-se procurar um profissional especializado na área.
-
Moedas17 horas atrás
Fortuna esquecida: família encontra 32 milhões em Cruzados. Quanto vale hoje?
-
Cotidiano2 dias atrás
Rotina do sucesso! 7 hábitos que pessoas bem-sucedidas têm logo pela manhã
-
Tecnologia1 dia atrás
Evite fornecer estes 5 dados ao conversar com a Meta IA no WhatsApp
-
Finanças18 horas atrás
Quem é o brasileiro mais RICO do mundo? Forbes revela lista surpreendente
-
Tecnologia11 horas atrás
Por que as pessoas estão censurando suas casas no Google Maps?
-
Mundo1 dia atrás
Viva em grande estilo: 4 destinos baratos, mas luxuosos, para morar fora
-
Saúde16 horas atrás
Esta é a caixa d’água que você NÃO deve ter em casa; especialistas explicam o motivo
-
Tecnologia2 dias atrás
Samsung pode abandonar linha ‘Galaxy’ e lançar nova marca premium