Conecte-se conosco

Agronegócio

Plantas prósperas: O milagre da terra vegetal em seu jardim

Publicado

em

Também conhecida como composto orgânico, a terra vegetal é um componente considerado essencial para o cultivo de plantas saudáveis e exuberantes.   Se trata de um tipo de solo que é enriquecido com matéria orgânica decomposta, como restos de plantas, folhas e esterco.

Sua textura é fofa e porosa, dessa maneira, ela permite uma boa drenagem , com uma retenção de água mais adequada, o que torna o cenário ideal para o desenvolvimento das raízes das plantas.  

Ademais, ela é rica em nutrientes essenciais para um desenvolvimento da planta, como fósforo, nitrogênio e potássio, que auxiliam diretamente no florescimento, enraizamento e absorção desses nutrientes por parte das plantas.

Quais os benefícios?  

O uso da terra vegetal é conhecido por trazer vários benefícios para o cultivo das espécies. Ela proporciona um solo rico em nutrientes essenciais, além de melhorar a estrutura do solo, tornando-o mais arejado e bem drenado.  

Isso é especialmente benéfico para as plantas, pois garante que as raízes tenham acesso ao oxigênio e evita o acúmulo excessivo de água, o que ajuda na prevenção de problemas como, por exemplo, o apodrecimento das raízes.  

Um dos grandes benefícios é o fato dela se manter fofa e aerada por um período superior ao da terra comum, o que resulta no crescimento livre e, por consequência, mais saudável das raízes.  

Outra vantagem é que a terra vegetal colabora para manter um ambiente mais úmido, isso acontece porque a água evapora de maneira mais lenta, assim, a planta fica hidratada por um período maior. O resultado é a diminuição da necessidade da frequência de regas e a economia de água.  

É possível usar somente terra vegetal?  

Apesar de todos os benefícios que a terra vegetal propõe, ela não deve ser usada sozinha como substrato único para um bom plantio e um florescimento saudável das espécies.  

Isso acontece porque o fato de ser fofa a deixa compactada com o passar do tempo. Dessa maneira, não é recomendado usar somente ela e sim uma mistura que é muito usada pelos amantes da jardinagem, que consiste em 30% de terra comum, 40% de terra vegetal e 30% de areia.  

O uso da areia colabora na diminuição da compactação e ajuda no escoamento mais fácil da água. No mercado também estão disponíveis opções de terras vegetais comerciais que possuem adição de carvão moído.  

Dessa maneira, a terra se torna mais leve e tem um período maior antes de se compactar. No caso do carvão, ele apresenta propriedades antifúngicas. Esse fato colabora no cuidado das raízes das espécies.  

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS