Conecte-se conosco

Agronegócio

Plantas que repelem mosquitos

Conheça ervas e temperos que funcionam como repelente natural.

Publicado

em

Veja o jeito correto de plantar hortelã em casa (23/03)

Os mosquitos são um dos animais que mais matam. Isso mesmo! Muitas doenças são transmitidas por meio da picada de mosquitos – como a dengue, zika, febre amarela e malária – e a melhor forma de prevenir essas moléstias é combatendo a proliferação e afastando esses indesejados invasores. Por isso, se a sua casa anda cheia deles, é melhor ficar atento! Além dos cuidados básicos que devem ser tomados, a gente te dá uma dica preciosa: algumas plantas funcionam como inseticidas naturais, e você não pode deixar de ter essas espécies em casa. Por isso, listamos 4 plantinhas que vão afastar mosquitos e insetos da sua casa de modo eficaz e totalmente natural. Confira!

Citronela

A citronela é por vezes confundida com a erva-cidreira ou capim-santo, visto que ambos têm características parecidas: suas folhas são estreitas e compridas e apresentam cheiro muito agradável. O óleo essencial, extraído das folhas, é comumente usado na produção de repelentes bastante eficazes contra pernilongos. Ademais, a citronela possui diferentes propriedades medicinais e calmantes e deve ser cultivada em ambientes ensolarados com solo rico em matéria orgânica.

Boldo

O boldo é uma erva muito conhecida dos brasileiros, afinal, é “remédio para tudo”. Suas folhas, com excelentes propriedades medicinais, possuem odor que apresenta eficácia contra mosquitos. Para tanto, pode ser cultivado em canteiros e jardins, como também em vasos e jardineiras onde haja incidência de sol direto, sendo necessário regá-lo com frequência.

Hortelã

Muito versátil, a hortelã pode ser utilizada como repelente e remédio natural, além de servir como ingrediente para compor receitas, sucos e chás. O cheiro das folhas, extremamente agradável, repele mosquitos e aromatiza a casa, principalmente se a hortelã for cultivada em vasos e parapeitos de janelas. A espécie é de fácil propagação e demanda cuidados básicos, principalmente com relação às regas, que devem ser frequentes.

Propriedades da hortelã, Foto: Pexels.

Lavanda

A lavanda funciona não só como um bom espanta-mosquitos, mas também, como remédio terapêutico contra inflamações, dores e infecções. Ademais, nos ramos da planta brotam pequenas flores roxas muito bonitas, que ornamentam e perfumam o ambiente. De fácil manuseio, pode ser plantada em vasos e jardineiras, sob boas condições de luminosidade, em solo fértil e com boa drenagem de água.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS