Economia
Plataforma do governo facilita consulta e saque de dinheiro deixado em fundo extinto
Governo lança plataforma para consulta e saque de cotas residuais do antigo Fundo PIS/PASEP. Saiba como acessar e se tem valores a receber.
No dia 10 de março de 2025, o Ministério da Fazenda anunciou o lançamento de uma nova plataforma digital. O objetivo é permitir que trabalhadores verifiquem seu direito a valores residuais do extinto Fundo PIS/PASEP, facilitando o acesso a recursos que podem ter sido esquecidos.
O Fundo PIS/PASEP, que acumulou cotas entre 1976 e 1989, foi oficialmente extinto em 2020. Desde então, não são realizados depósitos nas contas individuais.
Com isso, muitos brasileiros não têm conhecimento de possíveis valores disponíveis para saque. A nova ferramenta promete ser um divisor de águas nesse aspecto.
Repis Cidadão: a nova plataforma de consulta
A plataforma, denominada Repis Cidadão, foi inspirada no Sistema de Valores a Receber do Banco Central.
Ela permite que cidadãos consultem se possuem dinheiro esquecido em bancos ou outras instituições financeiras, possibilitando o acesso a valores que muitas vezes permanecem desconhecidos pelos titulares.
Procedimentos para consulta e saque
Para acessar a plataforma, é necessário ter uma conta Gov.br nos níveis prata ou ouro. Após a consulta, se for constatada a existência de valores, o pagamento ocorrerá pela Caixa Econômica Federal, em suas agências.
Os primeiros pagamentos estão programados para iniciar no dia 28 de março de 2025. Os interessados em realizar o saque deverão apresentar documentos como:
- Documento de identificação para solicitações pelo titular;
- Para falecidos, documento do beneficiário e certidão PIS/PASEP/FGTS;
- Declaração de dependentes habilitados à pensão;
- Autorização judicial, se aplicável.
Recursos disponíveis e expectativas
O Ministério da Fazenda estima que o valor médio a ser recebido pelos beneficiários é de aproximadamente R$ 2,8 mil. Essa quantia pode variar conforme a contribuição original e o saldo não sacado na época.
É importante ressaltar que este fundo não tem relação com o atual abono salarial do PIS/PASEP, que começou a ser distribuído para trabalhadores que atuaram formalmente em 2023.
Com a implementação dessa nova plataforma, o governo espera dar transparência e agilidade ao processo de recuperação de valores. Assim, muitos trabalhadores ou seus herdeiros poderão finalmente acessar quantias que lhes são de direito e garantir um alívio financeiro significativo em tempos de necessidade.

-
Moedas21 horas atrás
Se você tem ESTA moeda de 1 real, saiba que ela é um verdadeiro tesouro
-
Tecnologia1 dia atrás
Como liberar memória no celular limpando a lixeira escondida do WhatsApp
-
Finanças6 horas atrás
O que acontece com dívidas de empréstimos após a morte do titular?
-
Tecnologia2 dias atrás
Aeroporto brasileiro é o ÚNICO entre os 10 melhores do mundo, segundo ranking
-
Economia1 dia atrás
Pensão por morte do INSS: veja por quanto tempo o benefício é pago
-
Finanças1 dia atrás
Arquiteto lista 3 tipos de imóveis que você NUNCA deve comprar
-
Automobilística3 horas atrás
Isenção do IPVA para idosos: como funciona e quem tem direito?
-
Mercado de Trabalho23 horas atrás
20 empresas nas quais jovens mais desejam trabalhar: veja a lista