Conecte-se conosco

Agronegócio

Plataforma Supecampo S.A é lançada durante Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias

Evento, que acontece em Campinas, SP, busca expandir a comercialização e fortalecer as cooperativas

Publicado

em

Nesta terça-feira, 16, aconteceu em Campinas (SP), o primeiro dia do Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (Enca). Durante o evento, a plataforma Supecampo S.A, foi lançada com o objetivo de expandir a comercialização e fortalecer as cooperativas no ambiente digital.

Gestão, profissionalização e projeção de safra foram os destaques do evento, que ocorreu de forma híbrida, tanto com debates virtuais quanto presenciais.

Durante o Encontro Nacional das Cooperativas, assuntos como “os desafios para a produção de grãos na safra 2021/22”, e “práticas sustentáveis ambientais, sociais e de governança nas empresas” foram discutidos. Este ano, o tema foi “a importância da capacitação nas cooperativas”.

De acordo com Adilson Fuga, CEO da Supercampo, cerca de 12 cooperativas fazem parte do projeto da nova plataforma. “Eu garanto que [esses produtores] são os que menos estão sentindo o que vem acontecendo no mercado, com falta de produtos”, diz. O CEO ainda afirmou que as cooperativas estão sempre tentando se antecipar para atender seu quadro de associados, se unindo para reduzir o custo de insumos e ampliar a disponibilidade de produtos aos cooperados.

Já o diretor de Novos Negócios do Essere Group, Luiz Fernando Schmitt, disse que os colaboradores são estimulados a buscar oportunidades de desenvolvimento fora da organização. Dessa forma, ele acredita que essa dinâmica ajudará a trazer inovação para as cooperativas e continuar a se desenvolver no mercado de serviços.

O faturamento total em 2020 movimentou cerca de R$ 35 bilhões, registrando alta de 11,8%. De acordo com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), atualmente há 1.613 cooperativas agropecuárias no país.

De acordo com Alysson Paolinelli, ex-ministro da Agricultura, é necessário o papel das novas gerações, com informação e tecnologia no campo, para o avanço na produção e crescimento no setor. “São muito mais bem informadas do que foi a minha geração. Quem tem informação tem a melhor decisão, consegue produzir e melhorar a repetição dessa produção com sabedoria”, afirma.

A preocupação do setor é a alta dos preços das sementes, defensivos e fertilizantes, que afetarão as margens de lucro dos produtores, e a possibilidade de o mercado ficar sem insumos nas próximas safras.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS