Conecte-se conosco

Automobilística

Pneus e Quilometragem: Fraude Oculta – Não Seja Enganado!

No momento de fazer alterações em seus pneus, é importante conhecer as imposições do Código de Trânsito Brasileiro.

Publicado

em

Proprietário de veículos precisam ficar atentos às alterações feitas nos pneus de seus veículos. Isso porque o diâmetro original dos pneus não pode ser alterado.

Caso haja alteração no diâmetro, isso pode enquadrar infração de trânsito e te custar cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além do salgado valor da multa, R$ 195,23.

A alteração do diâmetro do pneu do veículo pode vir a causar uma adulteração no hodômetro. Dessa forma, a velocidade que o motorista vê no velocímetro não condiz com a que ele está dirigindo.

Por exemplo, o proprietário do veículo trocou os pneus originais do automóvel por pneus de maior diâmetro. Ao olhar o velocímetro, esse marcará 95 km/h, quando, na realidade, ele estará percorrendo a via a 110 km/h, tornando o veículo mais suscetível a receber multas por excesso de velocidade.

Esse problema, por sua vez, não é o único, já que o hodômetro utiliza os dados do velocímetro para chegar a quilometragem rodada do veículo. Dessa forma, como o velocímetro marcará menos velocidade, o hodômetro registra uma quilometragem menor.

Essa ação pode se enquadrar como fraude, mesmo que o proprietário não conheça as alterações que o diâmetro da roda pode causar nos dados marcados pelo hodômetro.

Isso porque, no caso de venda do veículo, a quilometragem será menor do que a que realmente foi rodada. Por esse motivo, se enquadra como fraude, assim como os vendedores que rebobinam a quilometragem de um veículo para conseguir vantagens no momento da venda. Então, fique atento para não acabar cometendo uma ação fraudulenta.

No entanto, existem exceções dentro do mercado, como, por exemplo, aqueles que recalibram o painel de leitura do veículo, de forma que esse consiga ler os pneus de diâmetro maior.

Porém, é preciso se atentar porque essa prática é muito comum dentro do mercado dos usados e seminovos. Por isso, quando for comprar um novo veículo, é necessário se atentar aos detalhes, como, por exemplo, solicitar os laudos cautelares, assim como também observar o registro de quilometragem, feito em revisões ou em trocas de óleo.

O CTB, por sua vez, permite o uso de pneus maiores que os originais em veículos que são classificados como mistos, nesses, se enquadram os do tipo utilitário.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS