Conecte-se conosco

Saúde

Poderosos aliados: Entenda os benefícios probióticos dos lactobacilos do leite fermentado

Publicado

em

O leite fermentado é uma bebida láctea que passa por um processo de fermentação lática, no qual bactérias do ácido lático transformam a lactose (açúcar do leite) em ácido lático. Esse processo confere ao leite fermentado um sabor mais ácido e uma consistência mais espessa do que o leite comum.

Uma das principais características do leite fermentado é a presença de lactobacilos vivos, microrganismos benéficos para a saúde intestinal. Mas esses lactobacilos são probióticos?

Sim, os lactobacilos são considerados probióticos, ou seja, são capazes de equilibrar a flora intestinal e prevenir ou tratar problemas como diarreia, constipação, infecções e inflamações.

Os benefícios da bebida no organismo

Além disso, o leite fermentado também oferece diversos benefícios para a saúde dos seres humanos, como:

  • Fortalece o sistema imunológico, pois os lactobacilos estimulam a produção de anticorpos e células de defesa;
  • Melhora a digestão e a absorção de nutrientes, já que o ácido lático facilita a quebra das proteínas e gorduras do leite;
  • Previne ou reduz a intolerância à lactose, pois o ácido lático diminui a quantidade de lactose no leite fermentado;
  • Contribui para a saúde óssea, porque o leite fermentado é uma boa fonte de cálcio, fósforo e vitamina D.

No entanto, o consumo de leite fermentado, bebida amada por muitas pessoas e que pode ser facilmente encontrada nos supermercados, também deve ser moderado e adequado às necessidades individuais.

Existem, inclusive, algumas situações em que o leite fermentado não pode ser recomendado. São elas:

  • No caso de pessoas que têm alergia ao leite ou às proteínas do leite, como a caseína;
  • Pessoas com intolerância severa à lactose, já que a bebida pode causar sintomas como gases, cólicas e diarreia mesmo com pequenas quantidades de lactose;
  • Pessoas com diabetes ou pré-diabetes, pois o leite fermentado pode conter açúcares adicionados que elevam os níveis de glicose no sangue;
  • Pessoas com obesidade ou sobrepeso, pois o leite fermentado pode ter alto teor calórico e gorduroso dependendo da marca e da composição.

Vale mencionar que é importante verificar o rótulo dos produtos e escolher aqueles que tenham menos aditivos químicos, açúcares e gorduras. Também é possível fazer o leite fermentado em casa, usando leite fresco e iogurte natural como fonte de lactobacilos.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS