Economia
Polícia Federal abre inquérito contra Bolsonaro para apurar crime de prevaricação
Investigação verificará se o presidente não se manifestou diante das denúncias sobre irregularidades na compra da vacina Covaxin.
Está em andamento um inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para apurar um suposto crime de prevaricação. O processo foi aberto pela Polícia Federal (PF) na última quarta-feira, 7 de julho.
Atualmente, a investigação esta sob comando do Serviço de Inquérito (Sinq) da Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado, voltado para pessoas com foro privilegiado.
Leia mais: Governo pretende revisar o MEI e o Simples Nacional, diz secretário da Receita
O foco das investigações envolve a compra da vacina Covaxin, da Índia. Isso porque, segundo o deputado Luis Miranda (DEM-DF), o presidente foi avisado sobre as irregularidades no contrato da aquisição do imunizante e teria optado por não investigar o caso.
Sendo assim, prevaricação corresponde a um crime funcional, que só pode ser cometido por um atuante de determinado ofício e contra a administração pública. Isso ocorre quando um funcionário público, de forma proposital, deixa de fazer, faz ou atrasa algo em vantagem própria.
A investigação verificará se Bolsonaro prevaricou diante das denúncias de Luis Miranda, que detalhou ao chefe do executivo suspeitas de corrupção na negociação de compra da vacina contra a Covid-19, a Covaxin.
Miranda declarou que o irmão, Luis Ricardo Fernandes Miranda, na época servidor do Ministério da Saúde, teria sofrido pressão para fechar a compra, mesmo com irregularidades entre o contrato e a nota fiscal apresentada, que trazia número de doses diferentes e solicitava pagamento antecipado.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira19 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia14 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?