Saúde
Pomada capilar faz clientes pararem na emergência; entenda o que está acontecendo
Diversas pessoas procuraram a emergência nos últimos dias reclamando de ardência, vermelhidão e dor nos olhos após usarem pomada capilar.
Recentemente, relatos de pessoas que procuraram a emergência após sentirem ardência, vermelhidão, dor nos olhos e vista embaçada se tornaram frequentes. O que os relatos tem em comum? O uso de uma pomada capilar utilizada para a fixação de penteados.
No Recife, foram identificados cerca de 100 casos de emergências oftalmológicas logo após as primeiras comemorações de Carnaval. Um deles ocorreu com Hellen Lyra, estudante que foi à uma cabeleireira para fazer um penteado. A profissional utilizou pomada capilar para fixar melhor os cabelos da cliente.
Horas depois, o produto começou a escorrer e atingiu os seus dois olhos. Hellen procurou a emergência de um hospital, onde foram constatadas queimaduras oculares. Com a assistência médica, ela começou um tratamento para evitar consequências mais graves.
A estudante conta sua experiência: “Passei algumas horas sem enxergar. Depois a visão ficou turva, como se eu estivesse com uma capa nos meus olhos”.
Aos poucos, o tratamento está fazendo efeito, mas ela ainda precisa dar continuidade a ele. “Estou fazendo o uso de três medicamentos, na hora correta, fazendo tudo certinho, compressas, assim como foi passado pelo oftalmologista. E é isso que está melhorando muito meus olhos”, conta.
Esse é apenas um dos vários relatos sobre o uso da pomada. Acredita-se que o produto entra em contato com os olhos após o paciente suar ou acabar molhando o cabelo de alguma forma que ele escorra.
Anvisa alerta sobre o perigo
O oftalmologista Kayo Espósito conta que as lesões podem ser diversas, desde as mais simples até as mais graves, que demandam um tratamento mais extenso.
Os casos relatados no Recife não são os primeiros, já que em janeiro deste ano a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alertou sobre os perigos e aplicou novas medidas de fiscalização sobre empresas que produzem pomadas fixadoras. Segundo o órgão, todos os produtos capilares podem causar intoxicação ocular e outros riscos à saúde.
A Anvisa tomou medidas como o recolhimento, a proibição da venda e a suspensão do uso algumas marcas. Logo, se você é cabeleireira ou o utiliza esse tipo de item em sua casa, suspenda o uso.
Com a chegada do Carnaval, muitas pessoas buscam novos penteados, como as tranças, para trazer praticidade no momento da folia. No entanto, o suor pode vir a fazer com o que a pomada escorra e chegue aos olhos, causando emergências médicas.

-
Tecnologia2 dias atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Tecnologia2 dias atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Carreira1 dia atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia23 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças2 dias atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?
-
Política1 dia atrás
Cidade brasileira proíbe cigarros eletrônicos em locais públicos; conheça a nova lei
-
Tecnologia21 horas atrás
Google Fotos lança recurso para melhorar imagens antigas com Ultra HDR