Automobilística
Por mais um ano, os donos de veículos não precisarão pagar o DPVAT; Veja o motivo
Desde 2020, os condutores estão isentos de pagar o seguro DPVAT. Entenda o motivo pelo qual isso vem acontecendo.
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) anunciou recentemente que, assim como em 2021 e 2022, no próximo ano não haverá cobrança do seguro DPVAT.
O motivo pelo qual o valor não está sendo cobrado há dois anos, e não será cobrado agora em 2023 também, é pelo excesso de valor em caixa. O seguro é destinado a vítimas de acidentes de trânsito que acabam em morte ou que deixam algum envolvido inválido.
O valor pode ser pago a familiares das vítimas que acabaram em óbito ou servir para custear as despesas médicas. Mesmo não sendo cobrado o seguro, a Caixa Econômica Federal continua direcionando o pagamento para esse tipo de caso.
Para isso, existe o Fundo de Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não, o FDPVAT, cujo valor acumulado serve para os fins de indenização.
Para receber a indenização, o Conselho Nacional de Seguros Privados vai regulamentar o valor da remuneração, e a partir daí os pedidos aprovados pela perícia e ações judiciais passarão a receber cobertura com pagamento digital.
De acordo com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, o relatório do primeiro semestre deste ano mostrou recursos suficientes para cobrir o ano seguinte inteiro de indenizações.
“A urgência da medida se justifica pelo fato de não ter havido a constituição de novo consórcio de seguradoras responsáveis por operar o Seguro DPVAT, complementada pela necessidade de definição de sistemática operacional já no início do próximo ano, sob o risco de se interromper a proteção social proporcionada pelo Seguro DPVAT, tendo consequência a população desassistida e descoberta durante o ano de 2023.”
Até 2020, os custos com o seguro eram de responsabilidade da Seguradora Líder, que encerrou sua gestão, deixando para a Caixa o controle. Hoje a instituição atua como operadora do seguro, devido a sua experiência com o Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

-
Tecnologia2 dias atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio1 dia atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Curiosidades2 dias atrás
Patrimônio de José Mujica: quanto o ‘presidente mais pobre do mundo’ deixou?
-
Curiosidades2 dias atrás
Buffett promete doar 99% de sua fortuna — veja quem será beneficiado
-
Carreira10 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia21 horas atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos1 dia atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção