Conecte-se conosco

Curiosidades

Por que as maças são oferecidas aos professores? Entenda a tradição por trás desse agrado

Você sabe por qual razão professores costumam receber de seus alunos maçãs? A tradição muito disseminada por séries e filmes tem um motivo!

Publicado

em

Quem nunca viu em uma série ou filme onde o professor foi presenteado com uma maçã? Mas, você sabe por qual motivo isso veio a se tornar uma tradição que nos acompanha até os dias de hoje? Essa prática realizada, em todo o mundo, está relacionada à condição socioeconômica dessa classe profissional. Compreenda!

Essa tradição pode ter surgido na Escandinávia, como afirma o Dictionary.com, ainda no século 16. Isso porque os professores recebiam salários baixos e, por esse motivo, o hábito de presenteá-los com alimentos era incentivado.

No século 16, a profissão era predominantemente exercida por mulheres solteiras, dessa forma, para que elas se mantivessem dentro da profissão, os pais adquiriam a função de alimentar essas professoras, quase que com uma troca devido ao fato delas ensinarem seus filhos.

Visto que essas profissionais eram de extrema importância, justamente por serem as responsáveis pela educação e também por ficar com as crianças por grande parte do dia, assim como acontece também nos dias atuais.

O trabalho dessas mulheres possibilitava que os pais trabalhassem, já que seus filhos estavam seguros sob os cuidados das profissionais. Dessa forma, os alimentos eram dados às professoras como forma de agradecimento e também agregando ao seu salário.

Mesmo que a tradição tenha sido iniciada com todos os tipos de alimentos, desde pães e carnes, até mesmo bebidas alcóolicas, foi a maçã que se destacou e perpetuou a tradição.

O motivo é simples: maçãs são de difícil cultivo nos países mais frios, tornando-se, dessa forma, um alimento de cobiça e extremamente valioso.

Assim como a maçã continuou sendo um presente tradicional aos professores na América, a sidra também veio a se tornar um presente igualmente tradicional para os americanos, visto que é feita com maçãs fermentadas.

A maçã foi utilizada também como moeda de troca, pois além de servir como alimento, também é possível produzir bebida alcóolica de seu cuco.

Com o passar do tempo, a profissão dos professores começou a ser um pouco mais valorizada e, com isso, o salário se tornou melhor. Dessa maneira, a troca de serviços por alimentos já não era necessária. Então, por qual motivo a tradição de dar maçãs se manteve viva?

Pois bem, como forma de respeito a esses profissionais. A fruta era mantida em cima da mesa do professor, mostrando a autoridade e o respeito que ele tem como profissional.

Essa tradição, nos dias atuais, nada mais é que uma forma de demonstrar respeito e gratidão, um ato simbólico.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS