Conecte-se conosco

Finanças

Por que não consigo encontrar corridas em aplicativos? Entenda

Confira porque tantos motoristas de aplicativo estão cancelando as corridas ou sequer as atendendo. Problema não deve ser resolvido tão cedo.

Publicado

em

Está com dificuldades para conseguir encontrar um motorista de app? Não leve para o lado pessoal, você não é a única pessoa nessa situação. Nos últimos meses têm sido comum reclamações de usuários de transportes por aplicativo.

Leia mais: Nubank começa a liberar limites mais altos para empréstimos; Confira aqui

Alguns consumidores relatam horas de espera até algum motorista aceitar a corrida chamada. “Tá mais fácil achar dinheiro na rua, do que um motorista que aceite a corrida”, diz outra postagem no Twitter. São comuns os prints com os dizeres: “não cancela, moço. Por favor”.

Em busca rápida pelo tema, é possível encontrar dezenas de reclamações recentes. Contudo, a explicação para o problema acaba sendo um pouco vaga e divergente em alguns pontos.

Explicações

O motorista não é obrigado a aceitar uma corrida, embora a recusa excessiva gere penalizações. Caso um motorista recuse muitas corridas, sua pontuação dentro do app pode cair bastante. Isso faz com que ele demore mais para “subir de nível” e lucrar melhor com o trabalho.

De acordo com alguns motoristas, o aumento dos combustíveis desestimula aceitar algumas corridas. Isso ocorre, pois o ganho pela passagem não supera o valor gasto com abastecimento. Imagine ganhar R$ 5 para realizar um trajeto, enquanto o litro da gasolina pode estar quase R$ 7. Dá para entender a revolta, certo?

Além do custo de abastecimento, existem diversos outros. A hora trabalha, as manutenções do veículo, o desgaste etc. No final das contas, muitos motoristas relatam ter deixado os apps para trás. A Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo (AMASP) diz que o número caiu mesmo. Entre 30% a 40% dos motoristas relatam ter parado de trabalhar com o serviço.

Outros motivos

Também existem corridas que são canceladas por receio do motorista. Isso ocorre quando o passageiro está em uma área suspeita ou que desperte insegurança no motorista.

Porém, a reclamação mais recorrente diz respeito ao repasse dos valores aos trabalhadores. Os motoristas cancelam algumas corridas pois o trajeto é longo demais pelo dinheiro que vão receber. Em outras palavras, não compensa fazer a corrida.

Apesar de alguns motoristas reclamarem do valor repassado pelas corridas, as empresas negam o problema. Para elas, os motivos de cancelamento assim como os ganhos têm caráter individual. Cada motorista consegue fazer uma renda própria pela plataforma e isso varia conforme o trabalho oferecido.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS