Saúde
Por que o barulho de mastigação te irrita tanto? A ciência explica! Tem a ver com a sua inteligência
A sua inteligência pode ser a principal causadora de tanta irritação quando o assunto é o barulho resultante da mastigação. Saiba mais sobre.
Você é daqueles que se incomoda com alguns barulhos? Como, por exemplo, o som de alguém mastigando sua refeição? Isso pode ser causado pela sua inteligência. Entenda! O responsável por tanta irritação, por alguém estar fazendo uma ação comum, pode ser o seu Quociente de Inteligência, mais conhecido como QI.
Não é apenas o barulho de mastigação que pode causar extremo desconforto, o barulho de respiração, o clique de uma caneta, dedos batucando na mesa, tudo isso pode trazer uma sensação de irritação extremamente forte. E isso levou a uma pesquisa motivada a descobrir o que causa tanta irritação.
A explicação tem nome e se chama misofonia, essa pode vir a ser causada em pessoas que possuem mentes mais criativas e cérebros inquietos. Essa síndrome também é conhecida por outro nome, síndrome dos 4S, Síndrome da Sensibilidade Seletiva a Sons.
É diferente quando alguém se incomoda com o som baixo e repetitivo, visto que pessoas que sofrem de misofonia chegam a ter crises de raiva ao ouvir esses barulhos.
No estudo, foram utilizadas 42 pessoas, sendo que 22 dessas não possuíam misofonia, enquanto as 20 restantes possuíam. Foi notado que as pessoas com essa reação podem ser considerados gênios.
A reação é causada devido à dificuldade do cérebro de processar alguns sons, principalmente aqueles que vem a causar uma distração em mentes, que já são naturalmente inquietas. Pessoas que são mais criativas são algumas das que sofrem com a misofonia.
Existem grandes nomes que, também, não eram capazes de suportar certos barulhos são Charles Darwin, Marcel Proust, Franz Kafka, entre outros. Os profissionais que podem ajudar aqueles que possuem essa síndrome são psicólogos, fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas.
Logo, não se sinta mal pelas reações que se pode ter ao ouvir esses sons repetitivos que te levam a sentir fortes ondas de raiva. Muitas das pessoas que sofrem com isso, sabem que o problema está na sensibilidade delas.
Mesmo que isso seja um sinal de inteligência avançada, é importante procurar ajuda profissional, que poderá te ajudar a compreender melhor a situação.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025