Conecte-se conosco

Economia

Por que o preço do sabão está mais alto? Indústria se pronuncia sobre aumento

Indústria saboeira se manifestou sobre o aumento dos preços e o impacto em outros fatores, como no biocombustível. Saiba mais!

Publicado

em

A Associação Brasileira da Indústria Saboeira (Abisa) trouxe a público um comunicado manifestando sua preocupação com a subida nos preços do sabão, o que pode impactar milhões de famílias no Brasil, principalmente aquelas com menos renda.

O motivo, segundo o comunicado, é que os preços podem aumentar ainda mais, como um reflexo de uma nova prática adotada para elaboração de biocombustíveis.

O biocombustível, apesar de ter surgido como uma alternativa de menor custo e impacto ambiental aos tradicionais combustíveis fósseis, está sendo atualmente uma das principais causas para o aumento no preço do sabão em barra, segundo a associação.

Isso porque, no momento, existe uma discussão sobre o aumento do biodiesel na mistura do diesel, o que impacta diretamente na indústria saboeira, alterando assim seu preço nas cestas básicas e prejudicando, principalmente, a população de baixa renda, maiores consumidores de sabão em barra.

A preocupação da indústria do sabão é voltada principalmente para a produção de biodiesel com base no sebo bovino, já que, conforme diz a entidade, o óleo de soja seria uma alternativa mais interessante e equilibrada para tal produção, conforme consta do comunicado:

O óleo de soja é mais eficaz como matéria-prima para a produção do biodiesel. Dessa forma, a utilização de sebo bovino para a produção de biocombustível deve ser reanalisada pelo setor e pelos órgãos reguladores.

De acordo com levantamentos feitos pela Abisa, o preço do sebo bovino teve um aumento bastante impactante, saindo de R$ 2,65 em 2019 e chegando em R$ 7,72 em 2022. O motivo? O aumento do consumo pelo setor do biocombustível.

Assim, a Abisa informa que:

Enquanto o setor saboeiro expandiu 8,9% de 2019 para 2020, a oferta de sua matéria-prima principal foi redirecionada para o setor de biocombustíveis, fator que gerou distorção do volume e dos preços do sebo bovino no mercado.

Dessa maneira, a utilização do sebo bovino como matéria-prima na produção do biodiesel, que vem crescendo com o passar dos anos, impacta diretamente na oferta e no preço do sebo, que também é utilizado para a composição de sabão em barra.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS