Curiosidades
Por que os pássaros ignoram a eletricidade? A resposta surpreende!
Você já se perguntou o motivo de os pássaros não tomarem choque quando estão nos fios dos postes? Se sim, temos a resposta!
Se você já se perguntou como é possível que as aves consigam ficar em cima dos fios dos postes sem sofrerem choques elétricos, saiba que você não é o único com essa dúvida, pois volta e meia as pessoas se deparam com essa cena cotidiana.
A resposta difícil para essa pergunta está na física. No entanto, existe uma resposta simples para essa pergunta, que explicaremos a seguir. Por isso, continue lendo o texto para tirar a sua dúvida e a de inúmeras pessoas.
Foto: freepik
O segredo dos pássaros para ficarem em cima de fios elétricos
A explicação prática para essa pergunta é a seguinte: se percebermos bem, as aves utilizam as duas patas para poderem tocar o mesmo fio condutor. Sendo assim, elas evitam a criação de uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos distintos.
Isso quer dizer que o modo como elas ficam em pé nos fios é o jeito mais seguro para que elas não sofram com uma corrente elétrica. Porém, se caso tocassem em dois fios opostos, a situação seria outra e elas poderiam receber uma descarga elétrica.
Se para os humanos algumas descargas elétricas são fatais, para os pássaros não é diferente. No entanto, a situação pode ser mais branda dependendo da intensidade. As patas finas e curtas das aves também impedem que elas toquem em fios diferentes.
A regra também é aplicada para pessoas e animais. Sendo assim, se você tocar um único fio com as duas mãos, sem encostar seu corpo em outro objeto, nada irá acontecer. Mas se fizer diferente disto, a descarga elétrica pode ser até mesmo fatal.
Os animais também têm o hábito de morder os fios, encostando as patas no chão, alguns acabam morrendo em decorrência de uma forte descarga elétrica por este motivo. Deste modo, humanos e bichinhos precisam tomar cuidado.

-
Loterias2 dias atrás
Mega-Sena e Lotofácil: comunicado importante para quem faz apostas
-
Cotidiano19 horas atrás
Golpe da ‘bomba baixa’ faz motoristas pagarem por combustível que não receberam
-
Saúde22 horas atrás
Parar de trabalhar muda o cérebro? Descubra o que a ciência revela
-
Política2 dias atrás
Lula vs. Bolsonaro: quem tem mais seguidores e engajamento nas redes sociais?
-
MEI2 dias atrás
O que fazer ao ultrapassar o limite de faturamento do MEI?
-
Bancos1 dia atrás
Golpe do Pix agendado deve acabar com novo recurso lançado pelo BC
-
Carreira2 dias atrás
Piloto de drone desponta como profissão promissora e bem remunerada no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Trend com ChatGPT viraliza ao pedir que IA revele algo sobre o usuário