Automobilística
Por que todo mundo está comprando carros usados desta marca chinesa?
Uma análise feita pela OLX revelou qual é a preferência do público brasileiro quando se trata de veículos seminovos.
A China é uma grande potência econômica e atualmente se sobressai em diversos setores da indústria. A fabricação de carros é uma dessas áreas, e a cada dia que passa podemos ver mais modelos chineses circulando nas ruas e vias do Brasil e do mundo.
Recentemente, a famosa plataforma de compra e venda de veículos, a OLX, promoveu um levantamento para descobrir como estava a recepção do mercado interno para com essas empresas asiáticas. Os dados obtidos foram surpreendentes e avaliaram o desempenho de uma parcela do nicho automotivo entre janeiro e julho de 2023.
Afinal, qual é a marca chinesa mais querida pelos brasileiros?
Sem mais enrolações, a pesquisa realizada pelo referido e-commerce revelou que a Chery é a companhia mais popular no Brasil. O empreendimento, que possui associação ao grupo Caoa, ostenta a liderança no quesito de vendas, anúncios e procura por carros de segunda mão, pelo menos dentro do sistema de vendas da OLX.
Logo, entre o ano anterior e este, ocorreu um aumento de 2,8% na procura de produtos dessa marca. Seguidamente, está a JAC Motors e, em terceiro lugar, a Lifan. Dentre as alternativas de modelos mais buscados, o grande vencedor é o JAC J3, com uma porcentagem de 18% nas procuras.
O preço médio do automóvel está na casa dos R$ 22 mil, mas caso o cliente deseje adquiri-lo via online, é possível conseguir um desconto de até 11,5%, uma cifra bastante generosa que pode gerar um interessante abatimento no preço final. Depois, ainda vem o QQ, o Tiggo 2 e o híbrido Tiggo 5X, todos fabricados pela Chery.
Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX Brasil, afirma:
“As montadoras chinesas vêm ganhando destaque no mercado nacional com opções atrativas e competitivas para os consumidores.”
Espera-se que, com a popularização das versões eletrificadas e híbridas, as montadoras oriundas da China possam ficar com uma boa parte desse mercado tão lucrativo. O tema, inclusive, está ganhando bastante espaço para discussão, seja na esfera empresarial ou política.
Por fim, o estudo realizado pela OLX também serviu para mostrar as seis marcas asiáticas que mais estariam atraindo a atenção dos clientes nacionais. Com isso, podemos afirmar que a presença dessas multinacionais será cada vez mais comum por essas bandas. Vejamos:
- Chery
- JAC
- Lifan
- Changan
- Geely
- BYD
Podemos perceber que, apesar da Chery manter a liderança, a JAC segue firme logo atrás, sendo a responsável por 31,6% das vendas. Seguidamente, a Lifan apresenta 7,2% dessa porcentagem, sendo precedida pelos outros três nomes logo abaixo.

-
Tecnologia23 horas atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho8 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças1 dia atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Finanças2 dias atrás
Precisando economizar? Esses truques simples vão te ajudar com isso
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo1 dia atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking