Automobilística
Por que todo mundo está comprando carros usados? vendas crescem 6% em agosto
As vendas de carros usados dispararam este ano no Brasil. Entenda e veja quais os mais procurados!
O mercado de veículos seminovos tem demonstrado grande força no Brasil, apresentando um crescimento contínuo nos últimos tempos. Em agosto de 2023, foram comercializadas nada menos que 866.278 unidades, representando um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano anterior, que registrou um total de 817.385 transações.
Não é apenas nessa comparação anual que a venda de carros usados mostra seu fortalecimento. Quando observamos os dados de agosto em relação a julho do mesmo ano, constatamos uma alta robusta de 12,2%, já que foram vendidas mais de 771 mil unidades no mês de agosto.
O que explica o crescimento nesse mercado?
Quando consideramos os dados anuais até o momento, o cenário se mostra ainda mais favorável para a Federação dos Revendedores de Veículos Usados (Fenauto).
Até o presente momento, em 2023, um total impressionante de 5.909.151 veículos seminovos foram comercializados, representando um crescimento de 12,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Quais são os modelos favoritos dos consumidores brasileiros?
Nessa configuração do mercado de veículos seminovos, alguns modelos saem à frente na preferência do consumidor. Em primeiro lugar, aparece o Volkswagen Gol, com um total de 71.371 unidades vendidas. Em seguida, o Fiat Uno, com mais de 40 mil carros comercializados, e o Fiat Palio, com quase 38 mil vendas em agosto.
E os veículos comerciais leves?
O segmento de veículos comerciais leves também apresenta um crescimento expressivo de vendas, chegando a 13,4% em agosto de 2023. No ranking de vendas desse segmento, a Fiat Strada lidera, sendo seguida pela Volkswagen Saveiro e pela Toyota Hilux.
Se considerarmos todos os modelos usados, incluindo automóveis, veículos comerciais leves e pesados, motos e outros, o total de vendas para agosto de 2023 chega ao expressivo número de 1.374.764 unidades. No acumulado do ano, a quantidade de vendas já alcança 9.444.206 unidades. Essa ótima performance do setor gera otimismo.
“Essa é uma boa notícia para o setor que, pelas nossas projeções, deve fechar o ano em torno de 15 milhões de veículos comercializados. Ainda temos mais quatro meses pela frente até o final do ano, e como eles costumam ser mais aquecidos para o comércio em geral, provavelmente finalizaremos o ano com um excelente resultado”, afirma Enilson Sales, presidente da Fenauto.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp