Saúde
Por que você não deve comer frutas congeladas?
Você já ouviu falar dos perigos das frutas congeladas? Apesar de serem consideradas um alimento saudável, elas podem ser uma fonte de contaminação por Listeria monocytogenes e hepatite A, segundo relatos recentes decorrentes de casos envolvendo produtos do México.
Mas será que isso é motivo para deixar de consumir esses alimentos tão presentes na vida de milhares de pessoas? Entenda todos os detalhes sobre o assunto, a seguir.
Frutas congeladas são realmente perigosas para a saúde?
Imagem: Mouse23 / Pixabay.com
Diversos relatos de surtos de contaminação por Listeria monocytogenes e hepatite A foram registrados nos primeiros meses do ano em decorrência de morangos congelados importados de uma empresa do México.
No entanto, o problema foi controlado e não deve ser motivo de pânico entre as pessoas, já que se trata de um caso isolado. Os casos de doenças causadas pela água contaminada utilizada no cultivo desses produtos já foram solucionados.
Como se proteger ao consumir esse tipo de alimento?
Mas como se prevenir desse tipo de problema? A principal dica é sempre verificar a procedência e a validade das frutas congeladas antes de comprá-las.
Além disso, lembre-se de verificar as condições da embalagem, se não há nenhum rasgo ou furo, e siga corretamente as instruções de armazenamento indicadas pelo fabricante.
Outra medida é armazenar as frutas congeladas em um recipiente fechado e limpo, dentro do freezer ou do congelador. Evite deixá-las expostas à temperatura ambiente por muito tempo, pois isso favorece o crescimento de micro-organismos.
Se possível, consuma as frutas logo após descongelá-las ou prepare sucos, geleias ou sorvetes com elas, evitando que fiquem guardadas por muito tempo.
É importante lembrar também que casos de contaminação podem acontecer com todos os tipos de alimentos. Por isso, seguindo as orientações acima, não há motivos para se preocupar ou cortar esse tipo de produto da sua dieta.
As frutas congeladas são uma ótima opção para quem quer ter uma alimentação saudável e variada, mas é preciso ter cuidado com a qualidade e a segurança desses produtos. Fique atento às orientações da Anvisa e proteja a sua saúde e a da sua família.
Ah, e é sempre bom lembrar: os congelados são uma alternativa para o dia a dia, mas, se possível, busque sempre as frutas frescas, que exigem a mesma cautela quanto à higienização e armazenamento.

-
Mundo2 dias atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo7 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida