Conecte-se conosco

Educação

Português correto: você sabe quando usar ‘demais’ ou ‘de mais’? Descubra agora!

Você sabe quando utilizar corretamente as palavras “de mais” e “demais”? Confira o texto a seguir e venha aprender agora.

Publicado

em

A nossa querida língua portuguesa é cheia de regras e particularidades que lhe conferem grande beleza, mas também um pouquinho de complexidade. De tempos em tempos, as regras gramaticais mudam para deixar o idioma mais refinado e garantir a sua integridade. Dessa forma, impede-se que o português se fragmente em outros idiomas e perca suas características originais.

Por isso, é preciso estar sempre atento para não cometer erros, principalmente em concursos públicos, pois isso pode custar aquela tão sonhada vaga. Em especial, o cuidado deve ser redobrado no caso das chamadas palavras homônimas, já que elas possuem diferenças mínimas, mas que podem mudar todo o sentido de uma frase ou sentença.

Para quem não sabe o que é isso, nós respondemos. Palavras homônimas são aquelas que possuem a mesma pronúncia ou o mesmo som, porém, contam com significados distintos entre si.

Um dos melhores exemplos para ilustrar essa situação é a confusão que muitas pessoas fazem entre “demais” e “de mais“. Portanto, vamos aprender a diferenciar esses dois termos e empregá-los corretamente.

Quando usar cada palavra?

A palavra “demais” é um advérbio de intensidade, sendo utilizada como indicação para excessos ou quantidades desnecessárias. Ela também pode ser substituída por “excessivamente”, “muito” ou “além do normal”.

Essa expressão ainda é utilizada como pronome indefinido, assumindo um sentido de “algo mais” ou “alguma coisa adicional” em uma oração. Quando usada nessa situação, ela indica que quantidades são especificadas para referir-se a algo.

Enquanto isso, o uso de “de mais” nada mais é do que uma locução adjetiva. Isso indica o oposto de “de menos” ou então “insuficiente”. Resumindo, “de mais” expressa acréscimos ou sobras em determinadas situações.

Porém, se você quer parar de se confundir, precisa se lembrar sempre de que “demais” é um advérbio de intensidade e indica coisas em excesso. Enquanto “de mais” é uma locução utilizada como indicação de algo sobrando.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS